sexta-feira, 12 de março de 2010

ECONOMIA - PIB: uma das menores quedas no mundo.

ImageA queda do PIB brasileiro ano passado de menos 0,2%, segundo o IBGE, foi uma das menores dentre todos os países do mundo em 2009, ainda na esteira da crise econômico-financeira internacional. Jornalisticamente perfeito que seja a principal manchete de todos os veículos de mídia hoje. Só que dois dos nossos jornalões nacionais, a Folha de S.Paulo e O Globo, deram à maneira deles e aproveitaram para encaixar a questão na campanha que movem contra o presidente Lula e seu governo, por extensão, também contra a candidata de ambos e do PT, Dilma Rousseff.

ImageSó que dois dos nossos jornalões nacionais, a Folha de S.Paulo e O Globo, deram à maneira deles e aproveitaram para encaixar a questão na campanha que movem contra o presidente Lula e seu governo, por extensão, também contra a candidata de ambos e do PT, Dilma Rousseff.

A FSP de novo pegou um dado velho para comparar e dar em manchetona no alto da capa do jornal "Brasil teve o pior PIB em 17 anos". O Globo foi ainda mais explícito e associou o presidente Lula diretamente ao desempenho econômico do país no ano passado, dando de manchete na 1ª "Lula teve em 2009 primeiro PIB negativo desde Collor", seguida da frase "Recessão mostra que não houve 'marolinha'. Investimento caiu 9,9%".

Volta do crescimento é escondida no noticiário

Todos foram obrigados, no entanto, a registrar ainda nas 1ªs páginas que a "Economia já cresce em ritmo forte" (O Globo) e "Embora resultado seja o pior desde 1992, alta de 2% no final do ano indica retomada"(Estadão). A Folha de S.Paulo nem isso deu nas sub-chamadas da capa.

Só lá pelo meio das matérias, seja nas chamadas das capas, seja no noticiário interno, os jornais registraram que o IBGE, economistas, especialistas e o mercado (unânimes) consideram que a crise global no final de 2008 a principal responsável por esse resultado do PIB. Ela restringiu investimentos, afetou a indústria e desacelerou o consumo.

Também ficou perdida no meio das matérias a ênfase que esses mesmos IBGE, economistas, especialistas e o mercado deram ao fato de que no Brasil o cenário mudou, a economia voltou a se desenvolver já no início de 2009 (a partir do 3ª trimestre), e que hoje ela cresce num ritmo de 5% a 6% ao ano.

Resumo da ópera: é grande a dor de cotovelo da mídia pelo fato de a queda do PIB do Brasil em 2009 ter sido mesmo a de uma crise "marolinha". Já para nós é uma grande vitória e o país tem tudo a comemorar, inclusive porque estamos crescendo com qualidade.

Fonte: Blog do Zé Dirceu

Nenhum comentário: