quinta-feira, 14 de abril de 2011

ANOS DE CHUMBO - A prisão do algoz de Che Guevara.

Por raq_uel

Do Opera Mundi

13/04/2011 - 20:19 | Efe | La Paz

Justiça boliviana determina prisão de militar que capturou Che Guevara.

Um juiz boliviano ordenou a prisão do general Gary Prado Salmón, responsável pela captura do revolucionário argentino Ernesto Che Guevara em 1967. Ele é acusado de participar de um complô contra o presidente Evo Morales em 2009, informou nesta quarta-feira (13/04) o advogado e filho do militar, Gary Prado Arauz.

A sentença foi emitida pelo juiz Rolando Sarmiento, que considerou Prado Salmón um "rebelde" por não comparecer às audiências do caso, iniciado nesta semana no departamento de Cochabamba, centro da Bolívia. O militar mora no departamento de Santa Cruz, ao leste do país.

O caso veio à tona em 2009, com uma polêmica operação policial em Santa Cruz, que culminou na morte do húngaro-croata-boliviano Eduardo Rózsa, suposto chefe da trama - junto a um romeno e um irlandês -, e com a prisão do húngaro Elöd Tóaso e do boliviano-croata Mario Tadic.

Prado Arauz afirmou que, desde 2009, os médicos certificaram que seu pai não pode viajar para cidades com uma altitude superior a dois mil metros porque sofre de problemas cardíacos. Por isso, ele estaria arriscando a vida ao se deslocar para Cochabamba, a 2.558 metros acima do nível do mar.

"Querem trazê-lo à força. Será sob a responsabilidade do governo", disse o filho e advogado. O julgamento possui 39 réus, entre eles alguns empresários e líderes políticos de oposição.

Gary Prado Salmón capturou Che Guevara em outubro de 1967, em uma operação militar na Bolívia que resultou em sua morte. Desde 1981, o militar vive numa cadeira de rodas por causa de um tiro supostamente acidental dado por outro oficial durante uma operação. Desde 2009, por causa da denúncia sobre o suposto complô contra Morales, Prado Salmón vive em prisão domiciliar.

Nenhum comentário: