terça-feira, 19 de abril de 2011

POLÍTICA - O pote até aqui de mágoa do FHC.

Enviado por luisnassif, seg, 18/04/2011 - 23:45

Fernando Henrique afirma que Lula está 'mamando na elite' - O Globo


Adauri Antunes Barbosa

SÃO PAULO. O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso disse nesta segunda-feira em São Paulo, em entrevista à Radio Cultura FM, que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva está "mamando na elite", em resposta às críticas do petista a respeito de seu artigo publicado na revista "Interesse Nacional", no qual sugeriu ao PSDB evitar disputar com o PT a influência sobre os "movimentos sociais" ou o "povão" e priorizar a nova classe C.

Fernando Henrique diz que Lula não tem moral para criticar as privatizações feitas pelo seu governo e ainda acusa um filho do petista de ser sócio de uma empresa de telefonia.

- O Lula, lá de Londres, dizendo a mesma coisa (críticas ao seu artigo). Com que moral? O Lula, que era contra as privatizações agora está lá falando para a Telefônica, ganhando US$ 100 mil, e o filho dele é sócio de uma empresa de telefonia... Eram contra a privatização, aderiram totalmente às transformações que nós provocamos e ainda vem nos criticar e dizer que nós somos a favor da elite contra o povo. Eles estão mamando na elite. Cabe isso? Realmente é uma questão política que está aí colocada. É como - li um artigo hoje do Fernando Barros - se a classe média fosse a direita e o povão a esquerda. Mas o que é isso, meu Deus do céu? Desde quando esquerda e direita... o PSDB tem que ir à direita porque vai para a classe média? A classe média é direita? - disse Fernando Henrique em entrevista ao programa "Começando o dia", de Alexandre Machado, na Cultura FM.

Durante a entrevista FH afirmou também que "por razões político-ideológicas" estão afirmando que o PSDB é da elite e o PT é do povo, e isso não é verdade.

- Todo mundo vê isso nos jornais todos os dias. Agora, por razões político-ideológicas foram dizer: 'Olha, o PSDB é da elite, o PT é do povo.' Isso não é verdade! Eu me elegi duas vezes presidente, eu fiz as políticas sociais. Quem começou todos esses programas sociais de bolsa foi o meu governo, de reforma agrária. Então, isso é uma luta política-ideológica, de taxar - defendeu-se.

O ex-presidente tucano ainda desafiou Lula para uma terceira disputa eleitoral, lembrando que já venceu as duas, afirmando que as críticas que recebeu tem a ver com interesses políticos ligados aos petistas.

- O número de manifestações favoráveis que eu recebo ao que eu disse é imenso. O que sai no jornal é outra coisa, são interesses políticos. É o Lula, lá de Londres, refestelado na sua vocação nova, e ainda se dá ao direito de gozar, que eu estudei tanto para ficar contra o povo. Ele se esquece que eu o derrotei duas vezes. Quem sabe ele queira uma terceira. Eu topo! Já falei pra ele, o que ele quiser discutir, debater comigo, estou aberto. Não é porque eu tenha estudando, não. Eu estudei. Acho lamentável que um ex-presidente use essa pregação da ignorância, do não-estudo. É patético! - afirmou.

Nenhum comentário: