sexta-feira, 2 de setembro de 2011

MÍDIA - O mundo em seis contatos.


Enviado por luisnassif

Do Valor Econômico

Yahoo usa Facebook para comprovar tese de 1967

Por Bruna Cortez

Conhecer alguém e, algum tempo depois, descobrir um amigo em comum é uma situação bastante usual e que costuma deixar muitas pessoas com a sensação de que "o mundo é pequeno". Essa impressão já deu origem, inclusive, a estudos científicos, mas a escala em que os experimentos foram realizados sempre deu margem a contestações. Agora, no entanto, cientistas do Yahoo Research, braço de pesquisas do Yahoo, encontraram no Facebook o ambiente que consideram quase perfeito para comprovar a teoria dos seis graus de separação - segundo a qual, há apenas seis pessoas entre você e qualquer outro ser humano no mundo.

Não por acaso, a experiência foi batizada de "Small World Experiment" (experiência do pequeno mundo, em tradução livre). Esse também foi o nome dado pelo professor de psicologia americano Stanley Milgram, que publicou um estudo sobre o fenômeno em 1967.

Decorridos tantos anos, a principal diferença entre o estudo mais antigo e a experiência do Yahoo Research é o número de participantes. Enquanto o primeiro considerava um pequeno grupo de participantes e uma única pessoa-alvo (aquela que deveria ser alcançada pelo demais), o atual tem planos mais ambiciosos.

A nova versão do "Small World Experiment" pretende ter aproximadamente 30 mil participantes, que deverão alcançar 15 pessoas-alvo. Na página do experimento na web, qualquer pessoa pode se inscrever como participante comum e, posteriormente, também se candidatar a ser uma pessoa-alvo. Os primeiros targets - como também são chamadas as pessoas que deverão ser alcançadas - foram indicados por funcionários do Yahoo Research. Para tanto, foram levados em consideração três critérios principais: a localização geográfica, ocupação e local onde estudam. Essas são as únicas informações dadas sobre a pessoa-alvo.

Segundo Duncan Watts, cientista que lidera o experimento em parceria com o pesquisador Sharad Goel, usar o Facebook será um diferencial por permitir que o estudo seja realizado em uma escala muito maior.

Em 2003, Watts realizou uma experiência com e-mails para tentar comprovar a teoria dos seis graus de separação. O número de pessoas que conseguiu completar a cadeia, no entanto, foi pequeno quando comparado ao total de participantes. A experiência de Milgram também foi contestada em 2002, quando descobriu-se que apenas uma pequena parcela dos participantes conseguiu alcançar a pessoa-alvo.

A duração dessa nova experiência vai depender da adesão dos usuários do Facebook, mas Watts diz esperar conclui-lá em poucos meses.

De acordo com o pesquisador, além da parceria com o Yahoo Research para o estudo, o Facebook também vai ajudar na análise dos resultados obtidos.

Na avaliação de Watts, o maior desafio da experiência é levar as pessoas a dar continuidade à cadeia e fazer com que um amigo alcance a pessoa-alvo. "Não sabemos por que o ciclo não é completado e poderemos entender isso no Facebook", disse.

Nenhum comentário: