domingo, 2 de outubro de 2011

POLÍTICA - Haddad diz não ter mêdo das prévias.

Com maioria na Câmara, Haddad diz não ter medo das prévias

Marina Dias

"Companheiros e companheiras". Foi assim, ao gosto do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que o ministro da Educação, Fernando Haddad, começou o discurso na noite desta sexta-feira (30), durante ato que marcou o apoio de sete dos onze vereadores do PT à sua candidatura à Prefeitura de São Paulo. Aparentemente mais confiante como o candidato preferido de Lula e da presidente Dilma Rousseff, Haddad afirmou que não tem medo de prévias e que elas devem servir para dar mais unidade ao PT.

"Com prévias ou sem prévias, nós vamos construir a unidade no PT", disse o pré-candidato. E completou: "O PT é um colosso, é uma força da natureza em termos de inserção social. A militância do PT é quem me dá força. E eu posso dizer para vocês que não é projeto pessoal, é para honrar a nossa trajetória, a nossa bandeira, que farei o possível e o impossível para governar São Paulo".

O discurso no diretório municipal do PT foi mais caloroso e um pouco mais emotivo do que o habitual, com o objetivo de conquistar a militância, a quem Haddad precisa agradar - um de seus grandes desafios, segundo avaliam dirigentes petistas.

O ato desta sexta-feira selou o acordo costurado desde o início da semana com a vereadora Juliana Cardoso, o sétimo "sim" da Câmara Municipal de São Paulo ao ministro. Agora, a maioria dos vereadores do PT está com Haddad. São eles: Alfredinho, Chico Macena, Francisco Chagas, Carlos Neder, Ítalo Cardoso, José Américo, e, por fim, Juliana Cardoso, que permaneceu em dúvida por mais tempo.

Os parlamentares fizeram discursos rápidos e todos seguiram a linha de que Haddad é um nome novo, mas com capacidade de aglutinar apoio de diversos setores em São Paulo. Os dirigentes petistas afirmam que o ministro será importante para trazer, além dos 30% "naturais" que o PT tem na cidade, setores da classe média.

No entanto, ao contrário do pré-candidato, que diz estar pronto para as prévias no final de novembro, os apoiadores de sua candidatura preferem não contar com elas. "Devemos evitar as prévias, mas ter sensibilidade política", disse um dirigente do partido.

Além dos vereadores e lideranças, estavam presentes o deputados federais Devanir Ribeiro e Vicente Cândido, e o prefeito de Osasco, Emídio de Souza. Com o ato desta sexta, Haddad tem o apoio das duas maiores correntes do PT em São Paulo, a Construindo um Novo Brasil (CNB) e a Novo Rumo.

O deputado federal Jilmar Tatto, também pré-candidato do PT à Prefeitura paulistana, conta na Câmara com o apoio de seu irmão, Arselino Tatto, e com mais outros dois vereadores: José Ferreira (Zelão) e Senival Moura. O vereador Antonio Donato, presidente municipal do PT, permanece oficialmente neutro e, dessa forma, os outros três pré-candidatos petistas para 2012 - os senadores Marta e Eduardo Suplicy e o deputado federal Carlos Zarattini - não têm nenhum vereador em seu leque de apoio.

Terra Magazine

Nenhum comentário: