quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

POLÍTICA - Entrevista com o Aécio Never.


Aécio não será candidato do tudo ou nada

  
ER7 RN JR INTEGRA 570kbps 2014 01 15b7551823 dc7e 4767 883d 96aefe6964ed thumb Aécio não será candidato do tudo ou nada
Em abril de 2005, depois de ter deixado a Secretaria de Imprensa do governo Lula, fui a Tiradentes para receber a Medalha da Inconfidência junto com mais um monte de gente. Após a bela festa, que se repete todo ano, o então governador mineiro Aécio Neves, já então um possível presidenciável do PSDB, confidenciou a alguns amigos no final de um almoço: "A presidência é destino, não basta querer. Para mim, um dia ser presidente da República não é uma obsessão, não é uma questão de vida ou morte, não vou mudar a minha vida por causa disso".
O candidato do PSDB, em 2006, acabou sendo o paulista Geraldo Alckmin e, quatro anos depois, José Serra voltou a disputar a presidência, desta vez contra Dilma Rousseff. No ano passado, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, ainda o principal líder dos tucanos, decidiu que tinha chegado a vez de Aécio, e o convocou a ser candidato. O senador mineiro não recusou a missão, mas também não foi com muita sede ao pote, até porque Serra continuava articulando para ser novamente o candidato tucano.
Eleito presidente do partido, aos poucos Aécio foi conquistando o apoio da maioria das lideranças nacionais do PSDB e começou a viajar pelo país com mais desembaraço, sempre deixando claro que era apenas pré-candidato, empurrando para março a definição do nome. Mas, antes que 2013 acabasse, Serra acabou jogando a toalha e deixou o campo livre para ele.
A entrevista exclusiva que Aécio concedeu na noite de quarta-feira ao Heródoto Barbeiro e a mim, no Jornal da Record News e no R7 , confirmou a minha impressão de que o ex-governador mineiro não será um candidato do tudo ou nada, uma posição que reforçou ao dizer que não é daqueles políticos que só veem defeitos nos adversários e virtudes nos aliados. Sem deixar de fazer duras críticas pontuais ao atual governo - afinal, é um dos candidatos da oposição - Aécio reconheceu méritos nos que governaram o país nos últimos anos, desde seu conterrâneo Itamar Franco.
Quando Heródoto lhe perguntou se manteria programas do atual governo, como o "Mais Médicos", Aécio fez a crítica mais contundente: "Este programa é 80% propaganda e só tem 20% de efetividade para resolver os graves problemas de saúde do país.   Porque o mesmo governo que faz essa propaganda enorme do Mais Médicos é o governo que permitiu que nos últimos anos fossem fechados 13 mil leitos hospitalares no Brasil e deixou as Santas Casas em situação de miséria. Apresentar o Mais Médicos como solução para o problema da saúde pública é deslealdade para com os brasileiros".
Apesar disso, o pré-candidato afirmou que, caso eleito, manterá o programa, mas fará mudanças. O desafio de Aécio será explicar ao eleitorado quais as vantagens das mudanças que pretende fazer, já que o programa é apoiado por 84,3% da população, segundo a última pesquisa CNT (Confederação Nacional dos Transportes) divulgada em outubro.
Tranquilo e afiado nas respostas, citando muitos dados e números para dizer que o país vai mal e quer mudanças, Aécio evitou fazer críticas diretas a Dilma e Lula, mostrando um estilo mais "low profile" do que seus antecessores nas campanhas tucanas, o que pode indicar que este ano teremos uma disputa mais civilizada. Como o estilo de Eduardo Campos é semelhante ao de Aécio, e a última pessoa interessada num confronto mais radical seria a presidente Dilma Rousseff, candidata à reeleição, poderemos nesta campanha ter mais discussões sobre o futuro do país do que ataques entre os adversários. Melhor assim.

Nenhum comentário: