quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

POLÍTICA - Lewandowski responde as críticas do Barbosão.




  • Lewandowski responde a críticas e diz que cabia a Barbosa mandar prender João Paulo Cunha

  • Copiado do blog DCM




    Ricardo Lewandowski afirmou que a responsabilidade por mandar prender o ex-deputado João Paulo Cunha é do relator da ação, no caso, Joaquim Barbosa.
    Ele afirmou que este também é o entendimento da ministra Cármen Lúcia, que ficou na presidência do STF nas férias de Barbosa. A declaração de Lewandowski foi dada em resposta a Barbosa, que em Paris desancou os colegas.  

    “Acompanho o entendimento da ministra Cármen Lúcia de que a competência (de mandar prender) é do relator, nos termos do artigo 341 do regimento interno do STF”, disse Lewandowski.
    Segundo o artigo, cumprimentos de decisões transitados em julgado são “requisitados diretamente ao ministro que funcionou como relator do processo na fase de conhecimento”.
    Em Paris, Barbosa disse que não teve tempo hábil para assinar o pedido de prisão de João Paulo Cunha porque terminou a decisão pouco antes das 18h e que saiu para viajar de madrugada.
    O advogado Alberto Toron, que defende Cunha, criticou as declarações de Barbosa. Segundo ele, JB, que também é relator do mensalão, deixou de cumprir o dever dele quando determinou a prisão de João Paulo sem enviar o mandado de prisão à Polícia Federal.
    “Eu ouço isso com a maior estranheza. Ele deixou de cumprir o dever dele e agora põe a culpa pela não efetivação da prisão do deputado João Paulo Cunha nos colegas dele. É o fim da picada. Eu acho que não tem que dizer muito mais do que isso. E ele confortavelmente dando seu rolezinho em Paris

    Nenhum comentário: