sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

POLÍTICA - Terrorismo econômico.

Enquanto pregam o caos, vivemos o menor desemprego da história

carteiradetrabalhoA oposição e a grande mídia passaram os últimos meses – e ainda continuam na mesma tecla – dizendo que a economia está à beira do precipício, que a população vai sentir os efeitos maléficos da política econômica e que estamos no pior caminho possível. Mas o terrorismo que pregam é desmontado rotineiramente pela realidade. Vejam os dados do desemprego de 2013.
Os números foram divulgados hoje. A taxa de desemprego caiu para 4,3% em dezembro de 2013, diante de 4,6% em novembro, de acordo com o IBGE. É o menor índice desde o início da medição em março de 2003. Vivemos, hoje, o menor desemprego da história brasileira.
A taxa média de desemprego em 2013 ficou em 5,4%, abaixo dos 5,5% registrados em 2012. Na média anual, portanto, também vivemos o mais baixo desemprego já registrado.
Então, como explicar o discurso da oposição e de parte da mídia? É simples. Como já frisou diversas vezes aqui o ex-ministro José Dirceu, é jogada política, eleitoreira. Faz parte da guerra psicológica já denunciada pela presidenta Dilma Rousseff.
Isso tudo não quer dizer, evidentemente, que não há o que melhorar. Mas deixa claro que o discurso sobre caos não se sustenta diante de qualquer análise rasa.
Renda
O rendimento médio ficou em R$ 1.966,90 em dezembro, um recuo de 0,7% sobre novembro, mas um aumento de 3,2% na comparação com dezembro de 2012.
No ano, o rendimento médio subiu 1,8% sobre 2012, para R$ 1.929,03.
A pesquisa do IBGE inclui as regiões metropolitanas de Recife, Salvador, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, São Paulo e Porto Alegre.

Nenhum comentário: