domingo, 7 de maio de 2017

Papa Francisco diz que bomba dos EUA não é mãe. É morte - CorreiodoBrasil

Papa Francisco diz que bomba dos EUA não é mãe. É morte - CorreiodoBrasil: A Força Aérea dos EUA deixou cair uma bomba, oficialmente designada como Explosão Aérea Massiva (MOAB) GBU-43, em suspeitos do Estado Islâmico
 
Por Redação, com Ansa – de Roma
 
O papa Francisco criticou, neste sábado, a nomeação do maior explosivo não-nuclear dos Estados Unidos como “a Mãe de Todas as Bombas”. Ele lembra que a palavra “mãe” não deve ser usada em referência a uma arma mortal.

Papa Francisco faz referência à falta de sensibilidade dos EUA em chamar uma bomba de mãe

A Força Aérea dos EUA deixou cair uma bomba, oficialmente designada como Explosão Aérea Massiva (MOAB) GBU-43, em suspeitos do Estado Islâmico no leste do Afeganistão no mês passado. O apelido foi amplamente utilizado em notícias sobre o ataque.
O ataque ocorreu às 19h32 (horário local) – o alvo era um “sistema de túneis e cavernas” que os EUA dizem ser usados pelos extremistas em Nangarhar, no leste do Afeganistão.
— Fiquei envergonhado quando ouvi o nome. Uma mãe dá vida e esta dá morte, e nós chamamos esse dispositivo de mãe. O que está acontecendo? — questiona o papa Francisco a uma plateia de estudantes neste sábado.
O papa Francisco vai se encontrar com o presidente dos EUA, Donald Trump, em 24 de maio, em um encontro potencialmente embaraçoso, considerando suas posições opostas sobre imigração, refugiados e mudanças climáticas.
Bomba atômica
A MOAB é uma bomba de 9,8 toneladas, o que é equivalente à potência de 11 toneladas de TNT e a torna a arma mais poderosa depois das bombas de reação nuclear.
No entanto, está muito longe de causar o tipo de destruição provocado por bombas atômicas. A referência são aquelas que os Estados Unidos jogaram na cidade japonesa de Hiroshima, em 1945. Ela foi testada pela primeira vez em 2003, na Flórida, enquanto os EUA realizavam operações no Iraque e no Afeganistão em decorrência dos ataques de 11 de setembro de 2001.
O post Papa Francisco diz que bomba dos EUA não é mãe. É morte apareceu primeiro em Jornal Correio do Brasil.

Nenhum comentário: