sexta-feira, 5 de maio de 2017

POLÍTICA - Liberdade para Zé Dirceu.

  

 
    Facebook
 
   
   
 
Guilherme Costa adicionou uma foto ao grupo Liberdade para José Dirceu.
 
   
Guilherme Costa
5 de maio às 01:59
 
Dia feliz. José Dirceu foi solto. Textão de comemoração. Afinal, quase 10 anos... O responsável por colocar a mão na merda da política para viabilizar transformações seculares em nosso País. A mídia burguesa o elegeu, como o Pai do "caixa 2", Pai do "Mensalão", prática sistemática no fazer política de qualquer câmara legislativa de qualquer âmbito parlamentar. E que hoje querem legalizar.

Qualquer um que entende bê-a-bá de política, sabe que é compulsório agir fora da legalidade e a democracia é representativa. Você não pode contrariar interesses estrangeiros, da elite no Brasil. Senão dão golpe, colocam uma ditadura de direita, e quem sofre mais são os mais pobres. Ousou entrar no esgoto e fazer o jogo espúrio inevitável de Brasília para ocupar o espaço de poder historicamente dominado pela burguesia escravagista e pela primeira vez na história deste país ver o Brasil sair do mapa da fome e a classe D subir para uma vida de dignidade.

Teve para isso mediar lobbies, fazer concessões para destravar atrasos, privilégios e desigualdades coloniais. Perseguido e estigmatizado, sofreu linchamento midiático. Acusado, condenado e preso pelo factoide da Teoria do "domínio do fato". Tese esta criada pelo alemão Claus Roxin que analisou o processo contra Dirceu, se pronunciando que tratava-se de um julgamento político, sem embasamento jurídico.

Cumpriu pena sem querer delatar, fazer a delação premiada ou condenações, pagando o preço por todos. Seguindo, sua última frase, antes de ser levado em cárcere: "o que estão fazendo é uma injustiça. Mas sempre lutei pela democracia a vida inteira, e não irei parar, mesmo preso, e depois, vou lutar por ela. Não concordo com a decisão. Mas obedeço a Justiça. Pois, ela é soberana."

Creio que nada mais atual ou infelizmente visionário este discurso sobre a luta da democracia anes de ser conduzido ao cárcere... E vale relembrar a ultima frase do discurso de Fidel antes de ser também preso, lutando para derrubar a ditadura norte americana do capacho Fulgêncio Batista que explorava Cuba como um bordel: "a história me absorverá".

No caso, do Brasil. Estamos vendo a história colocar muitos pingos nos is. Onde está agora democracia? Podemos hoje relembrar os anos anos 90, ou antes, e a década de 2000 e tentar reconhecer o esforço o que teve que passar o governo Lula para conseguir destravar os duros empoderamentos e garantir avanços e a democracia jogando o jogo dentro do ordenamento jurídico democrático e das instituições falidas e corrompidas como são no Brasil.

E aqueles que não querem nem a democracia, nem a garantia dos empoderamentos e avanços de destravamentos coloniais. Pelo contrário. Querem garantir os privilégios de interesses de empresas, acesso a cidadania, Universidades, viajem, conhecer o mundo, carros, projetos apenas para brancos: a volta dos anos 80 pra o Brasil de antes. Que quem lembra...

Viva companheiro José Dirceu, pela merda que teve que meter a mão para conquistar as melhorias para o povo brasileiro. E quais foram? Teoria do " domínio do fato", Caixa 2. Não dedurou ninguém, nem bancou delação premiada para benefício próprio.

O que eu vi pessoas fazendo pessoas que nunca pensaram em fazer: se formando em Universidade, andando de carro e moto, viajando, fazendo planos e projetos de vida, melhorando a casa, abrindo empresas e comércios. Brasil atingindo patamar do BRICS (maiores economias emergentes do Séc 21). Crédito agrícola para pequeno produtor e micro empresário. Maior combate a corrupção: autonomia plena da PF, criação da Controladoria Geral da União_orgão que fiscaliza o governo. A instituição da delação premiada.

Pela primeira no Brasil executivos, governadores, empresário rico e político estão sendo presos, graças a leis do governo engendrado por Dirceu. E lei da reforma política contemplando financiamento público para combater o não-privado (ainda não votada). LeI que o PT, teoricamente, seria o que mais teria a perder, pois era Governo, e bancou a proposta.
Programas de infra-estrutra em cidade e no país, aberturas e ampliação de rodovias e portos, aeroportos para bombar a geopolítica comercial, ou colocar o Brasil no epicentro do jogo dessa geopolítica comercial (dominada pela China e países do Norte), quebrando a tradição só de importação de commodities de produtos do campo.

Acabar com 50 milhões de pessoas na miséria (já veleu o voto? Mas coincidentemente em números, 54 milhões de votos tb acabados) e o homem-caramuru-o_ que não pensa, pq tem fome. Ação marcial automática. Fome-zero. Já extinto. pq já concluído, Primeira vez que um Pais coloca um ministério de combate a fome como agenda de governo (Patrus), Bolsa-família, projeto de transição com data estabelecida de acabar até que nãos e precise mais, com contrapartidas como escolaridade, para sair do buraco e galgar coisas melhoras. Não venham falar de BF dentro de apartamento e fazendo compra. Porque para muitos é a salvação.

Não vamos fazer da exceção a regra. Muitos melhoraram sim de vida e são eternamente agradecidos, e não é paternalismo. É pagamento de dívida histórica. E não vamos zombar da honestidade de muitos que já perguntaram nos grotões do agreste se pode comprar panela com o dinheiro. Pegar o malandro irresponsável pela mãe de família tá de brincadeira. É melhor nem abrir igreja, pq tem ladrão que rouba igreja hoje, para comprometer quem vai pra rezar e ir na missa. Mudanças na paisagem e estrutura da favela. Maior número de concursos da história.

Maior credibilidade e respeito da imagem do Brasil no estrangeiro (graças a figura ímpar do grande humano Lula. Não deixe a TV entrar na sua cabeça. Vc é mais inteligente que isso!): respeitado de Fidel, Obama, reis árabes e africanos e primeiros ministros europeus.

E a política destruidora de meio-ambiente, a questão dos índios, a proteção do coronelismo e avanço do agronegócio e o lobbie com ruralista e latifundiários, algumas privatizações e concessões com caciques e liderenças fisiológicas? Como Sarney presidente do Senado e Newton Cardoso pra Senador. Aliança com PL com José Allencar, industrial capitalista, para angariar o patrão na luta de classes. É salutar um lado aprender e estar com outro.

Voltamos ao outro lado da lua. A democracia é representativa no Brasil. Vc tem todos esses interesses em Brasília cm laços enraizados desde a colônia e e proteção jurídica, da casta da nobreza da AOB, MPF (só funciona se vc trabalhar dentro sendo promotor ou o ministério público) STJ e do STF. O poder dos bancos, da especulação da economia financerizada globalizada. Dos conglomerados e corporações. Da imprensa, então, nem sem fala: a perseguição política unilateral desonesta_ como panfleto. Editorias travestidos de gabinetes de campanha. "Revistas" e jornais como manifestos e propagandas partidárias. Bancadas e líderes com fortes apoios nos Estados.

Vc, ou Zé Dirceu não pode barrar estes interesses: algum ex, as igrejas evangélicas pq, alguns acham que exploram o dinheiro do povo, ou a rede globo pq sonega e aliena a população. A idealização é a véspera do massacre. As mudanças são lentas, e as elites sempre estiveram juntas em toda contradição e dialética.

Creio, leviano, desonesto, estar no conforto e zombar dizer que José Dirceu, de forma simplista, assim como Dilma ou lula, são "corruptos" e taxar de governo de direita ou jogar na vala comum.

Gostaria que fizessem a experiência de estar na pele em Brasília. Brasil ficou tão bem entre 2003 e 2010 mesmo devido a crise financeira dos imóveis nos EUA e da zona do Euro nos PIIG´S da Europa (Grécia, Espanha, Portugal, Itália....). Para dar sobrevida ao dólar a última cartada dos EUA foi investir na América latina: emplacar a ALCA como ardil, área de livre comércio das Américas. Jogo fácil ganho. Davi Golias; Tio Sam com suas marcas e produtos competindo "em igualdade de tarifas e impostos" com os da América central e do sul rapando tudo nas rodadas comerciais.

Na prática, varrer os inimigos da América, como está a todo vapor visto todo dia na capa da Quantoé, InVeja, estrago de minas, otenso, jornal Nazional, jornalistas da altebosta, Itatifalha, (argh, desculpem o palavreado, campanha sórdida covarde que estão fazendo de jogar povo X povo.

Imprensa marron brasileira geradora de discórdia e manipuladora de informações. Cabe até o ridículo de Danças em redes socais patrocinados e discursos prontos manipulados da população tirar PT do poder: prender Dirceu, Dilma, lula e toda "quadrilha" (em detrimento das antigas máfias que operam há décadas com conluio e blindadas pelo judiciário e a imprensa e que muito mais prejuízo trazem aos cofres e ao povo); nem que seja com um herói fabricado fascista, insolente e arbitrário, fora das leis, cara de super-homem.

História que se repete com apoio da CIA, desde Getúlio, JK, claro ditaduras militares em toda América latina (Navios armados na bahia do rio de janeiro em 1964, em caso de alguma reação patriótica_lamentável como desvirtuaram essa palavra hoje).

Não bastaram os congressistas se rebaixarem ao golpe de tirar mandato de Zé Dirceu, golpear covardemente a Presidenta Dilma e as regras da democracia, promoveram a quebra do mercado nacional: das empresas brasileiras em escala mundial_tornar o Brasil um quarto de despejo sem nível de competição, terceirizar, e deixar a nação sem projeto e falido, aberto à exploração: quebrar as empreiteiras, o agronegócio, a entrega da maior riqueza nacional, o pré-sal, substituição do mundo árabe e aumento astronômico do PIB brasileiro, e com ele o fundo nacional de educação_75% para educação e 25%.

Medida provisória da guerreira, mas igualmente perseguida como Lula, tal como tática de ministro do Hitler Goebbels, linchada diariamente por todos meios de comunicação possíveis para insuflar e o povo de massificação e ódio.

A Escalada da prisão Dirceu já se alastrou quando ele fortaleceu o Mercosul e os países pobres do sul, o mercado com os países da América do sul, revigorando nossas raízes hermanas e terceiro-mundistas. Liderenças de peso: Chavez na Venezuela, Correa no Equador. Ortega na Nicaragua. Lugo no Paraguai. Mujica no Uruguai. Morales na Bolivia. Blachelet n Chile.Kischner na Argentina: governos mais de centro e esquerda que se auto fortaleceram e a crescida do bric´s e seu banco próprio e possível assento do Brasil no conselho de segurança da ONU. De arrepiar os anti-patriotas que querem ver nosso País um anão diplomático.

Daí vai, auto-estima do Brasil no teto irritando os tecnocratas do PFL e os ratos almofadinhas como Aécio, Luciano Hulck, José Sera, FHC, Sergio Moro, Alckimim e demais que passam ferias com netos na Disney/Orlando.

A princípio, desde o início, desde 1998 havia uma chapa possível PT-PMDB e Dirceu, visionário, barrou. É fácil, pra quem vive confortável, condenar os que vieram antes, lutam há 50 anos, enfrentam as mais pesadas pressões e tem caixa pra negociar vários muros do poder. Mas pra quem abriu os sonhos de pessoas que nunca sonharam em ter curso superior e faculdade, e viajar, deixar de sentir fome, abrir um comércio, ver sua favela melhorada, ter casa própria, conseguir casar e ter um sentido e dignidade de vida. Não condeno um homem que fez isso. Ainda mais preso por uma trama sórdida arquitetada pela pior gente que há no mundo. Liberdade à Zé Dirceu
Dia feliz. José Dirceu foi solto. Textão de comemoração.

Nenhum comentário: