quinta-feira, 20 de novembro de 2014

POLÍTICA - Lula no Uruguai.

Viagem de Lula ao Uruguai mostra seu imenso prestígio internacional 



O Uruguai está a 10 dias do 2º turno de suas eleições presidenciais – o 1º foi a 26 de outubro. Em jogo a continuidade do projeto do presidente José Pepe Mujica, de avanços em seu país e conquistas sociais pela população mais pobre, agora representado nas urnas por Tabaré Vasquéz, candidato da Frente Ampla classificado para esta 2ª etapa da disputa. Ele concorre com Luís Lacalle Pou do tradicional Partido Nacional (ou Blanco). 
Nesta reta final da campanha deles, advinhem quem foi chamado pela Frente Ampla para participar de um seminário ao lado do candidato do presidente Mujica, Tabaré Vasquéz? Sim, o ex-presidente Lula. Ele chega hoje à capital uruguaia, Montevidéu, para debater sobre  as experiências dos governos do PT no Brasil e da Frente ampla, no Uruguai. Uma prova de sua popularidade e liderança na América Latina.
Aliás, uma popularidade, liderança e prestígio que se alastrou internacionalmente e é vista em vários países do mundo. Muito particularmente na África, onde o ex-presidente brasileiro se desdobra em contribuições na sua incansável luta contra a fome.
Mas, para a mídia, com sempre, esta viagem do ex-presidente Lula ao Uruguai e o fato da Frente Ampla chamá-lo agora, nesta reta final de campanha e a poucos dias do 2º turno da eleição, não é um bom tema para destacar.
Ela prefere especular e ver nesta viagem uma prova de que a escolha do novo ministro da Fazenda já está resolvida e o ungido foi escolhido durante o encontro entre o ex-presidente e a presidenta Dilma Rousseff, acompanhados de ministros, na última 3ª feira na Granja do Torto. E aí, tome lobby, pressões e versões da mídia em defesa de seus candidatos a Pasta da Fazenda…

Nenhum comentário: