segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

CRISE FINANCEIRA MUNDIAL - Os cenários da ONU.

Da BBC Brasil

Cenário pessimista

O cenário pessimista traçado pela ONU prevê a manutenção da turbulência nos mercados financeiros mundiais e um declínio ainda maior na concessão de empréstimos nos países desenvolvidos, além de uma crise de confiança prolongada na economia global.

O relatório da ONU prevê ainda que no cenário pessimista as economias dos países desenvolvidos podem cair 1,5% no ano que vem, com uma queda de 1,9% no PIB dos Estados Unidos, 1,5% na zona do euro e 0,6% no Japão.

(…) As economias dos países em desenvolvimento teriam um crescimento de 2,7% e a China de 7%.

Cenário básico

(…) No cenário básico, os mercados financeiros voltem à normalidade em um prazo de até nove meses e os países desenvolvidos anunciem novos pacotes de estímulo à economia.

No cenário básico, a economia mundial teria um crescimento de 1% no ano que vem, segundo o relatório, e de 1,6% no cenário otimista.

Em 2007, a economia mundial teve um crescimento de 3,8%, enquanto a previsão para 2008 é de um crescimento de 2,5%.

Cenário otimista

No cenário otimista, além das condições descritas no cenário básico haveria também uma coordenação na aplicação de pacotes de estímulo econômico de entre 1,5% e 2% do PIB e novos cortes de taxas de juros.

No cenário otimista, a ONU prevê um crescimento de 0,2% nas economias desenvolvidas em 2009, apesar de uma queda de 0,5% no PIB americano. Neste cenário, a zona do euro teria um crescimento de 0,3%, e o Japão, de 0,5%.

As economias dos países em desenvolvimento teriam um crescimento de 5,1% e Chinma de 8,9%.

Impacto

(…) Rob Vos, economista-chefe do secretariado da ONU e co-autor do relatório, disse à BBC que o cenário pessimista traçado pelo documento é bem possível, a não ser que os mercados financeiros se acalmem e que o nível de crédito retorne aos níveis normais.

“Dia a dia estamos chegando mais próximos do cenário pessimista”, afirmou.

Ele lembrou que a última contração da economia mundial ocorreu nos anos 1930, com o impacto da Grande Depressão.
Fonte:Blog do Luis Nassif

Nenhum comentário: