quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

CUBA - Castro sugere libertar presos políticos.

Castro sugere libertar presos políticos como aceno a Obama.

Fabrícia Peixoto
Da BBC Brasil em Brasília.

Castro visita Brasil em primeira viagem como chefe de Estado.
Em sua primeira visita ao Brasil como chefe de Estado, o presidente de Cuba, Raúl Castro, disse que seu governo estaria disposto a libertar presos políticos como uma das formas de dialogar com o próximo presidente dos Estados Unidos, Barack Obama.

Segundo Castro, o diálogo entre Cuba e Estados Unidos depende de "gestos" dos dois lados.

"Estes prisioneiros que falam, eles querem que nós os deixemos ir? Vamos enviá-los com suas famílias e todas as coisas", disse o presidente cubano durante visita a Brasília. "Devolvam-nos nossos cinco heróis. Isso é um gesto de ambos os lados."

A expressão "cinco heróis" foi uma referência ao grupo de funcionários cubanos acusados de espionagem pelo governo americano e presos há quase dez anos.

Os cinco homens haviam sido enviados aos Estados Unidos com a missão de se infiltrar entre exilados cubanos e, assim, descobrir algum tipo de ação contra o governo do então presidente Fidel Castro.

"Vamos fazer gesto por gesto", disse Raúl Castro a jornalistas, durante almoço no Palácio do Itamaraty.

Embargo

Esta é a primeira viagem internacional de Raúl Castro como presidente de Cuba. A primeira parada foi em Caracas (Venezuela), no fim de semana.

Na terça-feira, o presidente cubano chegou à Costa do Sauípe, na Bahia, para participar da 1ª Cúpula das Américas e do Caribe.

Durante seu discurso, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva voltou a defender o fim do embargo econômico dos Estados Unidos à ilha comunista. Segundo Lula, o embargo "não tem sustentação econômica, política, ética e moral".

Lula também defendeu a volta de Cuba à Organização dos Estados Americanos (OEA). Disse que o Brasil "vai se empenhar" para que o ato de exclusão seja revogado.

"Saudamos a adesão de Cuba aos Pactos Internacionais de Direitos Civis e Políticos e de Direitos Econômicos, Sociais e Culturais", afirmou o presidente. "Isso demonstra que o caminho é o da negociação, e não apenas do enfrentamento."

Comércio bilateral

O comércio bilateral entre Cuba e Brasil somou US$ 412 milhões no ano passado.

Uma das estratégias do governo brasileiro é participar do desenvolvimento da ilha por meio de alguns setores, principalmente em agricultura e energia.

Desde que tomou posse como presidente, Lula já esteve três vezes em Cuba. Na última visita, em outubro, anunciou a volta da Petrobras à ilha.

A companhia brasileira está prospectando petróleo nos mares cubanos, em parceria com a estatal local, a Cupet.
Fonte:BBC BRASIL.

Um comentário: