sexta-feira, 19 de dezembro de 2008

PETRÓLEO - Grupos econômicos intensificarão lobby contra mudança do marco regulatório.

Paulo Metri

(Correio da Cidadania)

Em meio ao sexagésimo aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos, muitas das recomendações citadas nela, além de conclamarem a prevalência de valores humanos nobres, requerem a existência de recursos financeiros corretamente alocados nas sociedades. Uma Nação espoliada, onde seus recursos naturais não são usufruídos pela sociedade, não pode oferecer condições para existências dignas.

A imensa riqueza do pré-sal atrai a cobiça de grupos econômicos, principalmente estrangeiros, e países energeticamente inviáveis. Como conseqüência, aparecem inúmeros artigos e entrevistas na nossa mídia, buscando nos convencer sobre propostas que, se bem explicadas, seriam repudiadas. Também, lobistas estão no Congresso e Executivo, tentando influenciar o processo de decisão, defendendo propostas que significam a usurpação desta dádiva recebida pelos brasileiros.

Os que querem nos ludibriar alegam que não é necessário mudar o atual marco regulatório para ser retirado o petróleo do pré-sal, bastando só aumentar a taxação, o que não nos interessa por várias razões, dentre as quais está a resultante perda da posse do petróleo. Sem esta posse, não poderemos conquistar a aceitação de países para teses que nos são caras, em troca da garantia de seu suprimento. Aliás, por que o Itamaraty não está no grupo ministerial que providencia a reformulação deste marco regulatório? Este Ministério tem a incumbência, por exemplo, de buscar para o Brasil um assento permanente no Conselho de Segurança da ONU, tarefa que seria facilitada se a oferta de garantia de suprimento estivesse disponível.

Além disso, o atual marco é desinteressante porque impõe empresas estrangeiras ganhando blocos marítimos, as quais quase não compram bens e serviços no país, como conseqüência, pouco empregam brasileiros, não desenvolvem tecnologia aqui e não se responsabilizam pelo abastecimento nacional. O próprio governo já declarou que um novo marco regulatório deve ser redigido para o setor, ficando sem explicação a razão de ele promover, agora, a décima rodada ainda pelo marco antigo. Como esta rodada não contém blocos do pré-sal, será que só esta região não pode ser entregue com baixa taxação etc.?

Ao contrário do que a propaganda da ANP divulga, a lei 9.478, que representa o atual marco do setor, é cheia de insucessos. Por exemplo, o fato de a participação no PIB de 1997 a 2007 ter crescido de 2% para 10% ainda é uma conquista do monopólio estatal, derrubado pela referida lei em 1997, pois o acréscimo da produção no período foi em mais de 95% graças a campos descobertos na fase do monopólio. Em compensação, a ANP entregou em oito rodadas de leilões mais de 350 blocos do território nacional com razoável probabilidade de possuir petróleo às empresas estrangeiras, consorciadas ou sozinhas. Cerca de 20% do petróleo do pré-sal já são destas empresas. Como podemos garantir vida digna aos brasileiros se não cuidamos do que é nosso?

Paulo Metri é conselheiro da Federação Brasileira de Associações de Engenheiros.

Publicado originalmente: Correio da Cidadania (17/12/2008).

correiocidadania.com.br/AEPET.

5 comentários:

Anônimo disse...

COMPANHEIROS..........................
Lula e seus promissores companheiros visinhos:
Lula abraça o irmão do Ditador Cubano , como se ele fosse um grande democrata e respeitasse os direitos humanos.
Aguarde Lula, os visinhos: Venezuela, Bolívia, Equador , Argentina, Paraguai + o ditador Cubano vão lhe dar a resposta.
A fraternidade que o senhor Castro diz ter, é só para Otário acreditar.
Sei que existe uma fraternidade, mas isso é coisa entre eles : Venezuela, Paraguai,Cuba, Equador , Bolívia e possivelmente Argentina que é um outro nada confiável
Aguarde Lula !!!
Continue defendendo Cuba, e Bajulando bem o saco do ditador Hugo Chávez e o índio da Bolívia que você vai ter a resposta deles em médio prazo.

Algo é certo só Lula + inúmeros petistas desta esquerda de M... Não vêem que nossos visinhos + Cuba vai ser o grande problema do Brasil a médio prazo.
E digo , quando a coisa pegar de verdade, eles ficaram todos Unidos entre eles contra o Brasil, até porque para eles o Brasil é uma ameaça por ser o maior país da America latina e ter um potencial que causa uma grande inveja neles .
Por isso que eles chamam o Brasil de imperialista e desafiam não o calote e tomando na força as propriedades dos brasileiros.
Só Lula e os inúmeros idiotas do PT não enxergam esta real possibilidade.
Pergunta: Lembram quando Evo Morales tomou a Petrobrás na força e no grito e a Venezuela, Cuba, Paraguai e Equador se uniram a favor do Índio ?
Lembram que recentemente o Equador expulsou uma empresa brasileira e prendeu em seu país brasileiros e avisou que não vai pagar a dívida do BNDS e Logo, Logo Hugo Chávez, O Índio da Bolívia, o Bispo do Paraguai e Cuba se somaram para apoiar o Equador?
Aguarde Lula !!!

Sabem por que nosso visinhos faz questão de questionar, brigar e criticar os USA Europa?
Simples, eles pouco tem para exportar e menos potencial financeiro para importar.
Já o Brasil tem muito para oferecer no ângulo da exportação para todo o mundo e importar também como troca de tecnologia .
O Brasil é hoje sem dúvida a maior potência da America Latina, e nossos visinhos querem submeter o Brasil ao ridículo de ficar brigando com o mundo e fechando as portas da oportunidade e crescimento desta nação.
Não devemos seguir o caminho desse socialismo idiota que no fundo é ditadura de países pobres que nada tem a perder caso venham brigar com o mundo.
Devemos até respeitas nossos visinhos, mas já mais se igualar as idéias prejuldiciável que eles pregam na busca da desordem e conflitos.
Muitos dizem que a Bolívia é uma coitadinha porque é Pobre.
Vocês tem também essa ingênua idéia ?
A Bolívia é uma das nações que tem uma das maiores bacia de Gás natural do mundo, e só é pobre porque a corrupção e má administração a deixa assim de forma incompetente e na miséria.
Os Bolivianos são incompetentes na administração de sua riqueza natural e não sabem administrar o que a natureza os deu que foi uma riqueza imensa de gás natural.
Se hoje Vivem na miséria é porque são incapazes de administrar seu próprio país e suas riquezas. Ou quem sabe, porque seguem a mesma estrada do venezuelano que só sabe investir em armas militares e provocar os outros na procura de divergências e Guerra
Pergunto: Por uma acaso a Arábia saudita é também assim miserável?
Eles têm uma grande bacia de petróleo, e são milionários simplesmente porque sabem conduzir e administrar a riqueza de seu país além de serem um pais amigo do resto do mundo.
Abra o olho Lula e pára com essa idiotice de ficar defendendo Cuba, abraçando Hugo Chávez e ficando com o Rabo entre as pernas quando algum de seus visinhos desafia o Brasil.
Somos o Brasil!!!!
Não podemos ficar com o rabo entre as pernas só porque um visinho metido a ditador seguindo ordens de Hugo Chávez procura desafiar o Brasil.
No mínimo acontecerá o seguinte: Bolívia vai querer o Acre de Volta e terá o apoio militar da Venezuela, Equador, Paraguai e Argentina.
Paraguai vai querer Itaipu e terá o Apoio dos mesmos contra o Brasil.
E Venezuela vai em busca da liderança no continente e terá sem dúvida o Apoio dos mesmos + Cuba.
Alguém duvida!?
NÃO DUVIDE!!!!!
Já estou até vendo Lula outra vez dizendo: Eu não esperava isso de meus companheiros.
Lembram que ele disse isso quando o Índio da Bolívia tomou no grito e na força a Petrobrás?

Fui..
Luis Maynard Melo
23 Anos
Universitário

Anônimo disse...

Fico triste em ver um universitário de apenas 23 anos escrevendo o que escreveu no comentário anterior. Deve ler só a Veja e ser fã do JN.Fica repetindo chavões e o que precisa é estudar mais história econômica e consultar outras fontes, para não ficar escrevendo sandices, como achar que a Argentina é uma ameaça ao Brasil, etc.Com 23 anos não sabe nada de nada. Deve ser um daqueles que não tem a menor idéia do que foi o AI-5 e que acha que comunista come criancinha. etc.Deve fazer parte daqueles 6% que acha o governo Lula ruim ou péssimo.

Anônimo disse...

Felizmente a sociedade brasileira está tomando consciência da importância de remover o entulho da era FHC, como é essa lei entreguista do petróleo. Temos sim que pressionar para acabar com os famigerados leilões promovidos pela ANP e prestigiar a campanha "O PETRÓLEO TEM QUE SER NOSSO".Quando tinha meus 23 anos participei da campanha "O PETRÓLEO É NOSSO".

Anônimo disse...

Gostei do meu colega universitário Luiz.Também sou estudante, faço direito, porém um pouco mais velho. Vc é um dos meus.Onde já se viu índio ser presidente da república como é o caso do Evo e do Chaves. Quando as empresas multinacionais mandavam na Venezuela, Bolívia e Equador eles viviam melhor e eram mais felizes.Agora esses comunistas vivem botando minhoca na cabeça deles, inclusive o nosso Lula. Dizem que são explorados. Na verdade, na história da humanidade sempre existiram explorados e exploradores e vai continuar assim.Assim caminha a humanidade.O Luiz,com sua cabeça arejada, tenho certeza que apoia o que vou proporabaixo:
-fim das eleições obrigatórias;
-só podem votar universitários a partir do terceiro ano da faculdade e pessoas com curso superior;
- fim da reeleição;
-acabar as privatizações que o notável estadista FHC começou;
-privatizar o BB, Caixa Econômica, Petrobrás;
-privatizar os hospitais públicos, onde os médicos, quando aparecem,(já que alegam que ganham pouco), fingem que trabalham e os pobres fingem que são bem atendidos;
-privatizar delegacias e penitenciárias, cheias de corruptos
-tratar os movimentos sociais como caso de polìcia, pois são todos baderneiros;etc, etc, etc.
Luiz, conto com você para essa minha cruzada.

Anônimo disse...

Esse universitário de 23 anos, que fez o primeiro comentário,antes de atacar os presidentes Lula, Evo Morales, Hugo Chaves e Corrêa, todos eleitos democráticamente e com elevados graus de aprovação em seus países, deveria primeiro aprender a escrever. Como escreve mal. Começou escrevendo vizinho com s e por aí vai.E escreve com tanto ódio que parece um velho fracassado. Na certa, deve ser um leitor assíduo do Reinaldo Azevedo.