domingo, 15 de abril de 2012

Agora que o filme Titanic vai ser lançado em 3D vale a pena ler o que disse o sábio persa "Abdu'l - Bahá sobre a tragédia.

Blog - Cidadão do Mundo


Palavras de ‘Abdu’l-Bahá sobre a tragédia do Titanic
Posted: 13 Apr 2012 08:39 AM PDT
Centenário do terrível desastre – TITANIC – Palavras de ‘Abdu’l-Bahá, logo após o ocorrido.
(…) Nesses últimos dias aconteceu algo terrível no mundo, um acontecimento que entristece todo coração e aflige toda alma. Refiro-me ao desastre do Titanic, no qual muitos dos nossos semelhantes se afogaram, numerosas almas deslumbrantes passaram para além desta vida terrena. Embora um acontecimento como… este seja realmente lamentável, devemos saber que tudo o que acontece é devido a alguma sabedoria e que nada acontece sem alguma razão. Há um mistério nisso; mas qualquer que seja a razão e o mistério, foi uma ocorrência triste, algo que arrancou lágrimas de muitos olhos e angustiou muitas almas. Eu fui muito afetado por este desastre. Alguns dos que morreram, viajaram conosco no Cedric até Nápoles e depois embarcaram no outro navio (o titanic). Quando penso sobre eles, fico realmente muito triste. Mas quando considero esta calamidade de outro ponto de vista, consolo-me com a percepção de que os mundos de Deus são infinitos; que embora eles tenham sido privados desta existência, eles têm outras oportunidades na vida do além, tal como Cristo disse: “Na casa de meu Pai há muitas moradas.” (João 14:2) Eles foram chamados do temporário e transferidos para o eterno; abandonaram esta existência material e entraram pelos portais do mundo espiritual. Superando os prazeres e confortos da vida terrena, eles agora participam de um júbilo e alegria muito mais duradouros e verdadeiros, pois eles se apressaram para o Reino de Deus. A misericórdia de Deus é infinita, e é nosso dever lembrarmos dessas almas que partiram, em nossas orações e súplicas, para que elas possam se aproximar mais e mais da própria Fonte(…)
Ademais estes acontecimentos têm razões mais profundas. Seu objetivo e propósito é ensinar certas lições ao homem. Vivemos numa época de confiança nas condições materiais. Os homens imaginam que o imenso tamanho e a solidez de um navio, a perfeição de sua maquinaria ou a habilidade do navegador garantem a segurança, mas algumas vezes estes desastres acontecem para que o homem saiba que Deus é o verdadeiro Protetor. Se for a vontade de Deus proteger o homem, um pequeno navio pode escapar da destruição, ao passo que o maior e o mais perfeitamente construído dos navios, com o melhor e mais hábil dos navegadores, pode não sobreviver ao perigo, como aconteceu no oceano. O propósito é que o povo do mundo possa se volver a Deus, o único Protetor; que as almas humanas confiem na Sua proteção e saibam que Ele é a verdadeira salvação.
Os acontecimentos ocorrem para que a fé do homem possa crescer e se tornar mais forte. Por isso, embora nos sintamos tristes e abatidos, devemos suplicar a Deus para dirigir nossos corações ao Reino, e orar por essas almas que partiram, com fé em Sua infinita mercê, para que, embora elas tenham sido privadas desta vida terrena, possam desfrutar uma nova existência nas supremas moradas do Pai Celestial. Que ninguém imagine que estas palavras significam que o homem não deve ser completo e cuidadoso nos seus afazeres. Deus dotou o homem de inteligência para que possa se salvaguardar e proteger. Por isso, o homem deve prover e se proteger com tudo que a experiência científica pode produzir. Deve ser determinado, cuidadoso e íntegro em seus propósitos, construir o melhor navio e providenciar o mais experiente capitão; mas que confie em Deus e considere Deus como seu único Protetor. Se Deus proteger, nada pode ameaçar a segurança do homem; e se não houver Sua vontade em proteger, não há preparativo ou precaução que possa ajudar.”
Fonte: Palestra proferida por ‘Abdu’l-Bahá, em 23/4/1912, em Washington, D.C.
A comunidade bahá’í americana tinha enviado milhares de dólares instando `Abdu’l-Bahá para deixar o navio Cedric, na Itália e, na Inglaterra, navegar na viagem inaugural do RMS Titanic. Ao contrário, ele devolveu o dinheiro para a caridade e continuou a viagem no Cedric até New York.
O Titanic chocou-se com um iceberg, aproximadamente às 23:40, do dia 14/4/1912, durante sua viagem inaugural, entre Southampton, na Inglaterra, e Nova York, nos EUA, e afundou duas horas e quarenta minutos depois. Com 2.240 pessoas a bordo, o naufrágio resultou na morte de 1.523 pessoas hierarquizando-o como uma das piores catástrofes marítimas de todos os tempos. O Titanic provinha de algumas das mais avançadas tecnologias disponíveis da época e foi popularmente referenciado como “inafundável”.

Nenhum comentário: