POR MARINA DIAS
Foi na pequena sala montada ao lado do palco que o ex-presidente Lula mostrou-se satisfeito com o discurso de sua sucessora, Dilma Rousseff. Após o evento, Lula falou entre petistas que gostou – e muito – do que viu e ouviu durante o último comício de Fernando Haddad, candidato do PT à Prefeitura de São Paulo.
Na noite de segunda-feira (1), em palanque montado pelo PT perto da Cohab de Itaquera, zona leste da capital paulista, Dilma fez um discurso duro, no qual respondeu a críticas do tucano José Serra, também candidato à sucessão de Gilberto Kassab (PSD).
Além de Lula, outros caciques do PT comemoraram a atitute combativa da presidente. "Serra foi indelicado e Dilma precisava responder", afirmou o presidente nacional do PT, Rui Falcão, em conversa com Terra Magazine. Segundo ele, o discurso de Dilma foi "extremamente político" e as falas feitas durante os comícios "precisam ser quentes".
Quando subiu ao palco, às 19h20, Dilma estava acompanhada do ex-presidente Lula e de Haddad. Parecia à vontade. Vários políticos a cercavam. Deputados, vereadores, o senador Eduardo Suplicy, e os ministros Aloizio Mercadante (Educação) e Marta Suplicy (Cultura).
Chamava mais atenção que Lula – pelo menos entre os que se posicionavam no palanque. Queriam fotos para a última semana de campanha e abraços da presidente. Enquanto isso, Lula já estava de frente para o público, esperando para ouvir Dilma.
"Estou aqui hoje metendo o bico nessa eleição, porque não tem como dirigir o Brasil sem meter o bico em São Paulo", declarou a presidente logo no início de sua fala, que durou cerca de vinte minutos. No último mês, Serra afirmou que Dilma não conhecia a capital paulista e que não deveria "meter o bico" na eleição municipal.
Dilma usou quatro vezes a expressão "meter o bico", repetida nos discursos do candidato petista e também no de Lula. "Acho extraordinária a coragem de nossa presidente de sair de Brasília e vir aqui na zona leste para olhar na cara de cada mulher, de cada homem, e dizer: 'Vim aqui meter o bico porque o meu bico não é grandão que nem o de tucano. É menor porque não é predador'", disse o ex-presidente.
Essa foi a primeira – e última – agenda de Haddad que Dilma participou no primeiro turno. Os dirigentes do PT paulistano esperavam um discurso com elogios ao ex-ministro da Educação e recheado de estímulo à militância, já que o petista disputa um lugar no segundo turno contra Celso Russomanno (PRB), líder das últimas pesquisas com cerca de 30% das intenções de voto.
Os ataques de Dilma a Serra e aos adversários, a quem chamou de "intolerantes", pegaram muitos petistas de supresa. Mas não a Lula, garantem interlocutores do ex-presidente.http://terramagazine.terra.com.br/bobfernandes/blog/2012/10/02/pt-e-lula-comemoram-discurso-de-dilma-serra-foi-indelicado-e-ela-apenas-respondeu-diz-presidente-do-partido/
Nenhum comentário:
Postar um comentário