terça-feira, 26 de março de 2013

ECONOMIA - SÓ A CHINA PODE SALVAR O CAPITALISMO.


O filósofo esloveno Slavoj Žižek veio recentemente ao Brasil para o lançamento de seu novo livro, Menos que nada, Hegel e a sombra do materialismo dialético, editado pela Boitempo Editorial. O livro, já tratado como sua obra-prima, apresenta, em suas mais de 600 páginas, a retomada do legado hegeliano que Žižek há anos sugere em suas entrevistas.

A Carta Maior entrevistou o autor, que falou, entre outras coisas, de suas opiniões sobre os governos latino-americanos e os últimos filmes da série James Bond.

A vinda do esloveno é parte do seminário internacional Marx: a criação destruidora, evento com o qual a Boitempo marca o lançamento do primeiro volume de O Capital, de Karl Marx, em tradução inédita, além de Para entender O Capital, do geógrafo e antropólogo britânico David Harvey e Marx, modo de uso, do filósofo francês Daniel Bensaïd.
Por ocasião dessa publicações, a editora realiza em São Paulo durante sexta (22/03) e sábado (23/03), no Sesc Pinheiros, debates e conferências internacionais com alguns dos principais estudiosos marxistas do Brasil e do mundo. A programação é a seguinte.

Nenhum comentário: