sexta-feira, 14 de junho de 2013

IRÃ -O que está em jogo nas eleições.

 O que está em jogo nas eleições no Irã

Clique aqui para deixar um comentário



BBC
Iranians to vote for new president as campaign finally takes offAs opções dos eleitores iranianas são limitadas – já que importantes líderes da oposição estão em prisão domiciliar e nenhum candidato reformista aparecerá na cédula eleitoral.
A última eleição presidencial foi marcada por denúncias de fraude e uma onda de protestos contra o presidente reeleito Mahmoud Ahmadinejad.
Agora, ao que tudo indica, o grupo conservador ligado ao líder supremo do Irã, aiatolá Ali Khamenei – chefe de Estado do país e figura que detém o poder de facto no Irã – está empenhado em recuperar a “estabilidade” do regime, colocando no poder um aliado incondicional.
Todos os candidatos são vistos como figuras leais a Khamenei e acredita-se que nenhum deles representaria uma grande mudança nas políticas internas e externas do regime – o que inclui sua conflituosa relação com as potências do Ocidente.
Há indícios, entretanto, de que os reformistas poderiam tentar unir forças em torno do centrista Hasan Rouhani.
Mohammad Reza Aref, o único reformista que recebeu autorização para participar da eleição, desistiu da disputa na terça-feira, aparentemente depois de conversar com o ex-presidente Mohammad Khatami, líder moderado que apoia Rouhani.

Nenhum comentário: