sexta-feira, 28 de junho de 2013

EUA - PIB trimestral abaixo do previsto.

Há muita especulação e ganho nas bolsas e mercados, com os espertalhões e os ingênuos de sempre. Com um PIB trimestral abaixo do previsto nos Estados Unidos, os mercados voltam a derrubar o dólar, que vinha subindo na onda de expectativa pelo fim dos estímulos e pelo aumento dos juros pelo FED (Federal Reserve).

Ontem, o governo norte-americano anunciou que o PIB do país cresceu 1,8% nos três primeiros meses do ano, 0,6 ponto a menos que estimativa inicial.

Esse resultado colocou mais dúvidas sobre quando o FED vai retirar os estímulos à economia. Na semana passada, o banco havia sinalizado que poderia acabar ainda neste ano com o programa de estímulo de R$ 85 bilhões mensais pela compra de títulos do Tesouro.

Com o PIB mais fraco que o esperado, o cenário muda. As bolsas ontem subiram com a expectativa de manutenção do programa. Por aqui, o dólar caiu e tem queda acumulada de 2,8% nesta semana.

A manutenção do estímulo nos EUA é uma boa notícia. Desaparece o risco de um real muito desvalorizado, pressionando os preços internos apesar da ajuda nas exportações e na queda das importações. A conferir. 

Nenhum comentário: