quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

ENERGIA - Esclarecimento da ANEEL.


ANEEL desmonta mais um joguinho da imprensa

Apesar do fracasso na campanha pelo apagão, a imprensa continua seu joguinho para tentar causar alarme sobre a questão energética.

O mais recente joguinho foi a notícia, dada inclusive com amplo destaque e bastante tempo no Jornal Nacional, de que há risco de falta de energia nas cidades-sede da Copa do Mundo de 2014.

A justificativa para a notícia foi um relatório da ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) apontando atraso em obras.

Ontem, o diretor-geral da ANEEL, Nelson Hübner, esclareceu bem a questão e mostrou o exagero, a especulação e a falta de responsabilidade que houve na divulgação da notícia.

As distribuidoras regionais responsáveis também esclareceram que todas as medidas estão sendo tomadas para equacionar os problemas apontados na avaliação da agência, que faz seu papel de fiscalização no momento certo.

Hübner disse que não há nenhum risco de falta de energia no país durante a Copa do Mundo de 2014 por causa de atrasos em obras. Ele afirmou que o relatório da ANEEL de fato mostra obras atrasadas, mas que elas são secundárias. “Estamos acionando as empresas para recuperar isso rapidamente até a Copa.”

O diretor da agência acrescentou que o relatório foi fechado em dezembro, mas a fiscalização foi feita durante um período grande e várias informações já foram atualizadas.

Além disso, o documento mostra que a maioria dos atrasos não oferece risco iminente ao abastecimento de energia para a Copa.

No joguinho feito pela imprensa, os esclarecimentos da ANEEL mal receberam destaque, diferentemente do alarde feito em cima do relatório. É mais uma prova da irresponsabilidade com que a grande mídia trata as informações.

Nenhum comentário: