21.05.2014
[ Brasil ]
Documentário destaca personagens que lutaram contra ditadura brasileira
Adital
O filme está incluído no projeto Marcas da Memória, da Comissão da Anistia do Ministério da Justiça, e visa a mostrar a tentativa dos militares e alguns setores da sociedade civil em esconder os fatos sobre a ditadura, além de constatar que os atos sombrios dos militares não caíram no esquecimento e estão sendo combatidos atualmente, sobretudo pelos jovens.
O documentário traz vários depoimentos, entre eles, a fala emocionante de Ivan Seixas, atual membro da Comissão de Familiares de Mortos e Desaparecidos Políticos. O relato de Seixas revela os momentos da sua prisão e a morte de seu pai, com uma paulada durante tortura executada pelos militares no DOI-CODI.
No filme, o Jornalista Alípio Freire desmistifica a ideia de que as altas autoridades brasileiras não sabiam sobre as milhares de torturas que aconteciam no país. Segundo Freire, a barbárie da ditadura acontecia a toda hora e as torturas e assassinados ocorriam em qualquer lugar.
"O fim do esquecimento” faz uma reflexão de teor altamente político e contestatório sobre as leis ilegítimas que os militares criaram, sobre a doutrina da segurança nacional e sobre a anistia dos agentes torturadores do Estado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário