No Rio: Dilma 44%; Serra, 27%, diz Ibope. É pouco
O Informe JB de hoje publica uma pesquisa encomendada pelo Sindicato Nacional de Marinha Mercante ao Ibope. Dá estes 17 pontos de diferença que o título mostra, com 10% para Marina Silva. Sinceramente, acho que ainda é pouco. Dilma vai chegar bem perto – se não chegar lá – dos 60% no Rio de Janeiro. Os 37% da soma Serra-Marina vão se deslocar internamente e perder alguma coisa, tanto porque Serra vai minguar no interior – onde ainda se beneficia da desinformação e da despolitização da campanha, neste estágio, quanto porque a aliança local com Serra vai sufocar a candidata verde em parte do eleitorado do estado, sobretudo o carioca.
No primeiro turno de 2006, quando Heloisa Helena tinha conseguido se firmar como uma alternativa à esquerda, Lula teve 49,1% dos votos válidos no primeiro turno – e estava numa posição muito menos sólida que a que tem hoje – e chegou bem perto dos 70% no segundo turno, com o qual, na minha opinião, o primeiro turno de 2010 vai se parecer bastante.
Quem tem dúvidas sobre o maré minguante que vai esvaziar Marina Silva, olhe os índices de Gabeira que, depois de perdeu uma eleição no photochart para prefeito, há menos de dois anos, tem apenas 12% das intenções (contra 43% de Sérgio Cabral e 21% de Garotinho). Gabeira vai, literamente, serrar fora um pedaço dos votos que Marina pudesse ter aqui.
Na própria capital, ele tem apenas 14% das intenções de voto e, agora, não tem a seu favor ser a “novidade” nem um adversário sem maior expressão política como era, então, Eduardo Paes.
A pesquisa ouviu 812 eleitores, entre 19 e 25 de maio, com margem de erro de até 3%, para mais ou para menos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário