quinta-feira, 3 de junho de 2010

POLÍTICA - Marina se declara contra casamento gay.


Marina se declara contra casamento gay

Na semana do Orgulho Gay, a pré-candidata do PV à Presidência, Marina Silva, declarou ter opinião “não favorável” ao casamento entre pessoas do mesmo sexo. “O casamento é uma instituição entre pessoas de sexos diferentes, uma instituição que foi pensada há milhares de anos para essa finalidade”, afirmou em entrevista ao site UOL.

A reportagem é de Lucas de Abreu Maia e publicada pelo jornal O Estado de S. Paulo, 03-06-2010.

Marina acrescentou que seu posicionamento “não pode ser confundido com discriminar essas pessoas do ponto de vista de seus direitos”. Horas depois, em resposta à polêmica gerada na internet pelas declarações, ela amenizou sua posição e afirmou ser a favor da união civil “de bens” entre homossexuais.

“Prefiro que o movimento gay olhe para mim e diga: ‘a Marina nesse aspecto não pensa igual a mim’”, disse, admitindo que pode perder votos com as declarações. Ela reconheceu que as opiniões se devem a sua religião – Marina é fiel da Assembleia de Deus –, mas garantiu que, se eleita, não usará o governo para “fazer proselitismo religioso”. Disse ainda considerar “legítimas” as reivindicações do movimento GLBT.

Indagada se iria à Parada Gay – marcada para o domingo em São Paulo –, Marina negou sem hesitação. Disse, ainda, não ter opinião formada sobre a adoção de filhos por casais homossexuais: “Eu não tenho competência técnica para ter um olhar em relação a essa questão.” Marina já causara polêmica com a comunidade gay ao supostamente esconder uma bandeira do arco-íris recebida de um vereador do PV.

A pré-candidata voltou a se declarar contrária à descriminação do aborto e da maconha. Propôs, contudo, a realização de plebiscitos sobre ambos os assuntos.

Estratégia

Dando corpo à estratégia de fazer da internet uma ferramenta eleitoral, Marina tem se dedicado a compromissos virtuais. Nesta semana, visitou as redações de três portais, sempre acompanhada do companheiro de chapa, Guilherme Leal.

Na segunda, o dia também foi reservado para a web – ambos tiveram um encontro com blogueiros, transmitido ao vivo no site de Marina. A estratégia de exibir, em tempo real, suas atividades de campanha continua hoje, quando transmitirá ao vivo entrevista coletiva sobre seus projetos para a área social.

Em todos os eventos, a pré-candidata reconheceu as dificuldades na campanha e afirmou que tenta compensar o pouco tempo de TV com a presença nas redes sociais. No encontro com blogueiros, ela aproveitou para defender o marco regulatório da internet – cuja consulta pública foi recém-concluída. A pré-candidata chegou a apoiar a livre distribuição de conteúdos na rede, mas afirmou que é preciso encontrar uma maneira de preservar os direitos autorais.

Nenhum comentário: