domingo, 6 de novembro de 2011

POLÍTICA - Suplicy desiste da prefeitura.

Suplicy desiste da prefeitura de SP e anuncia apoio a Haddad


Marina Dias


O senador Eduardo Suplicy desistiu de concorrer à prefeitura de São Paulo pelo PT. Durante a última caravana do partido em Guaianases, Zona Leste da cidade, neste domingo (6), ele anunciou a retirada de sua pré-candidatura e afirmou que apoiará o ministro da educação Fernando Haddad na corrida. Haddad é o preferido do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e da presidente Dilma Rousseff.

O anuncio de Suplicy foi uma resposta ao discurso de Haddad, no qual ele se comprometeu a defender a principal bandeira de Suplicy caso fosse o candidato escolhido: o programa Renda Básica de Cidadania. Logo após a fala do ministro, o senador tomou a palavra e acatou o gesto do correligionário.

Outros dois pré-candidatos do PT estão presentes no evento. Os deputados federais Carlos Zarattini e Jilmar Tatto discursaram e reafirmaram sua intenção de concorrer. Depois da desistência de Marta e Suplicy, um recuo de Tatto e Zarattini acabaria com as prévias no PT e oficializaria Haddad como candidato em 2012.

As caravanas do PT reúnem lideranças locais e militantes em vários bairros e, neste domingo, cerca de 250 pessoas participavam. Ao que parece, Haddad deixou a jogada de mestre para este que foi o último evento do ano e fez o agrado a Suplicy.

Haddad aproveitou o momento para registrar oficialmente sua candidatura, que já recebeu 19.991 assinaturas de apoiadores petistas. Esta segunda-feira (7) é o último dia para os registros e são necessárias ao menos 3.181 assinaturas para que a pré-candidatura seja protocolada. Até sexta-feira (4), Suplicy tinha apenas mil.

Além de Haddad, apenas Zarattini está registrado oficialmente no PT. No caso de ocorrerem prévias, os pré-candidatos disputarão os votos de 30 mil filiados. Com os quase 20 mil apoiadores, Haddad parece contar com larga vantagem.

A pré-candidatura de Haddad ganhou força quando Marta Suplicy anunciou sua desistência na última quinta-feira (3). Fora do páreo após um pedido da presidente Dilma, ela nem mesmo compareceu ao evento em Guaianases.

Ao final da caravana que contava com vereadores e o presidente municipal do partido Antonio Donato, os militantes rezaram um pai nosso ao ex-presidente Lula, diagnosticado com câncer na laringe.
Terra Magazine.

Nenhum comentário: