sábado, 2 de março de 2013

POLÍTICA - Lula entrou em campo.



Lula intensifica ação para consolidar base de apoio à reeleição



Ao participar do seminário de Fortaleza comemorativo dos 10 anos do PT à frente do Palácio do Planalto, o ex-presidente Lula estreou na estrada defendendo o legado de seus governos e os do PT (também os dois anos deste 1º mandato da presidenta Dilma Rousseff) e articulando a consolidação da base aliada para a disputa da reeleição da presidenta em 2014.

O ex-presidente dá, assim, uma resposta direta à tentativa da oposição de antecipar a sucessão. A presidenta governa e a situação mostra que ela tem um partido e um líder para as articulações politicas. Durante essa estada do ex-presidente no Ceará, o govenador do Estado, Cid Gomes (PSB) - presente no seminário do PT -, defendeu a candidatura do presidente nacional de seu partido e governador de Pernambuco, Eduardo Campos, como vice na chapa da presidenta Dilma no ano que vem.

Vejam, não adianta não querer antecipar a sucessão. A oposição com ampla cobertura da imprensa já antecipou. O que não podemos é cair nessa armadilha de priorizar o debate sucessório. O que temos de priorizar e não podemos perder o foco é na ação do governo e na mobilização da sociedade para a retomada do crescimento econômico e para aprovar a reforma politica no Congresso Nacional. Estas são as tarefas prioritárias para este 2013.

Não há como não reconhecer razão nas colocações feitas pelo ex-presidente em sua fala nesta arrancada em Fortaleza, no 1º seminário comemorativo dos 10 anos do PT no governo depois daquela festa realizada há duas semanas em São Paulo. Ontem na capital cearense o ex-presidente falou rapidamente de um roteiro para a disputa da eleição nacional de 2014 e para bem governar.

"O PT pode até ganhar a eleição sozinho, mas precisa de aliados para governar. Tem hora em que precisamos do apoio dos aliados, e tem horas que temos que ter a humildade de apoiar os outros", assinalou o ex-presidente ao final de sua participação no seminário cearense.

(Foto: Ricardo Stuckert/IL)

Nenhum comentário: