quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

FSM - O que Lula falou no FSM e a Big Mídia não ouviu.

Blog do Rovai

O que Lula falou no FSM e a Big Mídia não ouviu


Estive ontem no Gigantinho assistindo a intervenção do presidente Lula no Fórum Social Mundial que acontece aqui em Porto Alegre. Fiz a cobertura ao vivo pelo meu twitter (renato_rovai). Hoje lendo a cobertura dos portais e de alguns jornais vi que só uma pequena parte do que foi dito ali está publicado. Então, complemento por aqui a cobertura, digamos, um tanto míope da nossa Big Mídia, filha adotiva da lógica Big Mac (todos os veículos que tratam informação como mercadoria são iguais em qualquer parte do mundo).

Para fazer diferente da Big Mídia, vou contar a história de traz pra frente. Começando pelas despedidas e terminando pela primeira fala do presidente.

Não, amigos, não busco imitar Machado em Memórias Póstumas de Brás Cubas, que começou o contar da novela pelo cabo e não pelo intróito. Sei que Machado é inimitável.

1 - Lula acabou o discurso agradecendo ao movimento social pela solidariedade que teve com ele e com o governo dele.

2 - Lula diz que o Fórum deve continuar lutando pela utopia do impossível. “Porque a única coisa impossível para quem crê em Deus é Ele pecar”

3 - Lula diz que vai tornar o processo das conferências em lei. “Farei isso para que a sociedade continue sendo ouvida. “Porque tem político que parece ter três bocas e um ouvido só. Eles não querem ouvir a sociedade.”

4 - Lula recorda de quando recebeu portadores de hanseniase no Paláciodo Planalto e da emoção que foi beijar cada um dos 100 que lá estavam.

5 - Lula diz que tem muito orgulho de ter colocado todos os movimentos sociais no Palácio do Planalto.

6 - Lula diz que no próximo FSM estará nele, como ex-presidente.

7 - Lula fala da Conferência da Comunicação e diz que teve empresário que não foi. Mas os que foram viram que “lá ninguém morde ninguém”.

8 - Lula pede que este FSM aprove como deliberação 1 ano inteiro de solidariedade do movimento altermundista ao Haiti.

9 – “Não vamos aceitar que ninguém mais coloque seu dedo sujo de óleo diesel no nosso combustível limpo para nos dizer o que devemos fazer.”

10 - Ninguém precisa nos ajudar a limpar a nossa sujeira. Cada um que trate de limpar a sua.”

11 – “Não é justo que um país que está poluindo o mundo há 200 anos pague da mesmo forma que outro que polui há 2 anos.”

12 - Lula diz delegação brasileira foi pra Copenhagem com a proposta mais séria de todas as delegações. E pegou países ricos de surpresa

13 - Lula lembra que a Embrapa foi para Gana, na África, e hoje já se sabe que o solo africano é semelhante ao do Centro Oeste brasileiro. Que pode produzir soja, por exemplo.

14 - Lula diz que a solidariedade brasileira não é só ao Haiti. Que o Brasil também tem hoje outra política com a África.

15 - Lula diz que é enorme o número de brasileiros querendo ir como voluntários ao Haiti. Mas que não há como liberar a ida deles por conta da situação.

16 –“No Haiti estamos ensinando ao mundo como uma força de paz deve atuar, sem ingerência no governo local.”

17 - Lula diz que vai a Davos dizer que depois de seu governo o país não deve mais pro FMI. Ao contrário, o FMI é que deve 14 bi ao Brasil 18 - Lula diz que Davos não tem o mesmo glamour, mas que vai lá pq tem o que dizer pra eles.

19 - Lula fala das conferências, cita a do LGBT e diz que tem gente que acha que democracia é um pacto de silêncio, quado é pra ouvir todos.

20 – “Quanto mais a gente fizer, mas as pessoas reivindicam. Tem gente que acha isso ruim. Eu acho que esse é o nosso papel no governo.”

21 - Lula diz que no primeiro FSM ele não sabia, mas hj sabe que há grande diferença entre o sonho possível e o que é possível fazer no governo.

Nenhum comentário: