sábado, 30 de janeiro de 2010

INTERNET - "O Vermelho" com software livre.

Com software livre, Vermelho facilita a vida do internauta

O portal Vermelho a partir desta terça-feira (11) passa a usar software livre. Para o internauta, isso representa uma série de vantagens e facilidades imediatas. Para o portal, que sempre defendeu o software livre, é uma medida de coerência e também o início de uma fase de inovações.
mapinhas

As três gerações do mapa
A passagem para a linguagem PHP (sigla de Hypertext Preprocessor) tornou-se possível graças a uma nova ferramenta de gerenciamento do conteúdo do portal. Desdenvolvida pela empresa TMax Tecnologia, ela não só liberta o Vermelho do software proprietário: também introduz no portal alguns recursos e funções novas.

Uma das inovações é a "versão 3.0" do mapa na coluna da esquerda do site, que dá acesso ao conteúdo dos Cadernos Estaduais do Vermelho. O mapa, presente desde o lançamento do portal, em 2002, já passou por três versões. A primeira simplesmente dava acesso ao noticiário de cada estado. A segunda, a partir de 2006, passou a indicar quais cadernos haviam renovado o seu conteúdo (o que fez os Cadernos Estaduais saltarem de 3% para 15% do total de páginas visitadas). Agora, o mapa "3.0" mostra também o título da última matéria publicada em cada caderno.

A ferramenta de busca, antes um ponto fraco do portal, agora tornou-se confiável e eficiente. A alternativa de "busca avançada" permite pesquisar determinada palavra chave ou conjunto de palavras-chaves em um determinado período, seção ou caderno estadual. Os códigos difundidos pelo Google, como " e +, agora podem ser usados para buscas no Vermelho.

O portal passa a contar também com o recurso "comente". Os comentários ficarão disponíveis ao fim de cada matéria, tornando mais interativo e ágil o diálogo com os internautas. Com isso, a seção Fala Povo deixa de existir. O Vermelho reserva-se o direito de não publicas acusações insultuosas, mensagens chulas e em desacordo com os temas tratados.

A passagem para o software livre inaugura uma fase que a equipe do Vermelho batizou de "revolução permanente". Outras novidades virão a seguir, voltadas principalmente para reforçar os elementos interativos e multimídia.

Da redação

Nenhum comentário: