quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

"ONG NÃO SUBSTITUI NEM POVO NEM ESTADO".

Emir Sader

O sociólogo Emir Sader, criador do Fórum Social Mundial e professor aposentado da USP acaba de comprar uma bela briga e eu não me constranjo em dizer que estou ao lado do que ele disse. Hoje, em entrevista dada em Porto Alegre, onde começou a décima edição do Forum, disse que as Organizações Não Governamentais não podem pretender substituir o movimento da própria sociedade.

“(algumas ONGs) usurpam o espaço dos movimentos. No início do Fórum foi importante porque não havia espaço para os movimentos sociais. Mas agora eu acho que eles deveriam se retirar do primeiro plano e ajudar os movimentos sociais a protagonizarem“

Ele critica a pretensão de algumas entidades de acharem que serão elas a transformar as sociedades, não os estados nacionais.

” Qual é o Estado que queremos?” O sociólogo cita a Bolívia como exemplo de “outro mundo possível”. “Isso o FSM não toma conhecimento. Se não for o que está acontecendo na Bolívia, eu não sei que outro mundo é possível”.

As ONGs floresceram nos duros anos de pensamento único, do Estado-minimo. Eles próprios a colocaram como uma espécie de “terceirização” de seus deveres. Claro que elas foram imoortantíssimas e mais claro ainda que reuniram muita gente boa, disposta de fato a ajudar, integrar, incluir. Isso jamais deve ser desprezado.

Mas a luta social é uma luta pelo poder, ou ao menos para participar do poder. Poder do qual a sociedade e seus movimentos – movimentos, mais que entidades – não participa, não pode ser democrático.

A idéia de responsabilidade social é importantíssima, mas não se sobrepõe à de direito social. E esta se conquista pela luta política.
Fonte: Blog "Tijolaço",do Brizola Neto

Nenhum comentário: