terça-feira, 13 de abril de 2010

MÍDIA - Ficha falsa de Dilma.

Do blog O ESCREVINHADOR.

Um ano da ficha falsa de Dilma na Folha: vale tudo em 2010?

Recebo do leitor Helio (infelizmente, ele não revela o sobrenome, a profissão, nem a cidade onde vive) uma ótima sugestão: publicar posts para lembrar as farsas da mídia. Ele sugere, por exemplo, que a gente lembre aqui: faz um ano que a Folha publicou em primeira página uma ficha falsa da então ministra Dilma Rousseff.

Por Rodrigo Vianna, no blog Escrevinhador

Foi no dia 5 de abril de 2009. O jornal dos Frias — pouco tempo depois de brindar os leitores com editorial que chamava a ditadura brasileira de "ditabranda" — estampou na capa uma suposta ficha de Dilma no Deops. Era, claramente, uma montagem.

E o que fez o jornal? Depois de várias semanas, saiu-se com a frase que entrou para a história do jornalismo brasileiro: a autenticidade da ficha "não pode ser assegurada — bem como não pode ser descartada".

Faz um ano que a Folha publicou a farsa. Não há mal nenhum em a Folha atacar Dilma. O mal está em usar dados falsos para atacá-la. Não há mal nenhum em a Folha apoiar Serra. O mal está em esconder essa escolha.

Um ano depois da ficha falsa, o apoio da Folha a Serra não pode — absolutamente — ser descartado. Aliás, já pode — perfeitamente — ser assegurado.

A imprensa, como diz agora de forma aberta a Judith Brito (que preside a ANJ/Associação Nacional dos Jornais), cumpre o papel de partido de oposição no Brasil.

A Folha (da qual, aliás Judith Brito é executiva) quer o cargo de líder do partido. Mas há forte disputa interna. Veja e Globo têm mais dinheiro, mais poder...

Entre os barões da mídia, os Frias são considerados arrivistas, de segunda classe. E, a bem da verdade, ainda agem como criadores de galinha — com todo o respeito devido aos bons granjeiros.

Nenhum comentário: