sábado, 24 de abril de 2010

AMÉRICA LATINA - Parlamento do Mercosul.

Do blog do LUIS NASSIF.

Parlamento do Mercosul e a declaração de Serra

Por Germano

Sou editor de um jornal díário na cidade do Rio Grande, no RS. Aqui, a cidade passa por um boom histórico, impulsionada pelo polo naval, tornando realidade a promessa de campanha de Lula de nacionalizar a frota de embarcações da Petrobras.

Pois bem, nesta quinta e sexta-feiras (22 e 23), realizou-se aqui o Pré-Fórum do Corredor Bioceânico Central, iniciativa de parlamentares do Mercosul com fins de aumentar a integração, sobretudo com respeito à logística e comércio. O grupo RBS ignorou o evento. Mas o jornal em que trabalho cobriu.

Compareceram em torno de 150 pessoas, vindas do Paraguai, da Argentina, do Uruguai e do Chile, que conheceram a cidade e, principalmente, nosso porto, chamado de Porto do Mercosul.

Mas o principal deste contato com você é para falar sobre uma posição tirada ao final do evento, na qual a UPM (União dos Parlamentares do Mercosul) repudiou a declaração de Serra, de que o Mercosul seria uma “farsa”. “Se o Mercosul é uma farsa, então nós aqui somos todos uns farsantes?”, me questionou um dos parlamentares. Segue cópia da matéria a ser publicada neste sábado no Jornal Agora, aqui de Rio Grande (www.jornalagora.com.br), na qual há no final menção a este repúdio:

Pré-Fórum do CBC fortalece a união entre os países

No segundo dia do evento, participantes discutiram questões ambientais e conheceram a região

Os conflitos entre o interesse de desenvolvimento econômico e a necessidade de proteção ambiental foram abordados no último dia do Pré-Fórum do Corredor Bioceânico Central (CBC), na Câmara de Vereadores do Rio Grande, na manhã de ontem, 23. Conforme o engenheiro civil especializado em gestão ambiental, Antônio Baptiston, diante da ação humana “o planeta está mostrando com mais ênfase os seus limites”. Ele apontou a necessidade da legislação ambiental ser melhorada em todos os países do Mercosul.

O evento foi promovido pela Comissão do Mercosul e Assuntos Internacionais, presidida pelo deputado Paulo Azeredo (PDT), que representou a presidência do Parlamento gaúcho no encontro que reuniu representantes de diversos países do Mercosul. Participaram também o Gabinete da Presidência da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, Foro CBC e União de Parlamentares Sul-Americanos e do Mercosul (UPM).

No período reservado às perguntas, a preocupação com a proteção e uso do aquífero Guarani mereceu destaque. “O meio ambiente não obedece à divisa entre países. Os recursos hídricos não podem ser tratados levando em consideração divisas políticas”, ponderou o palestrante. Segundo Baptiston, a legislação dos países ainda precisa ser melhorada quanto à finalidade de uso e proteção das reservas do aquífero. “Há situações em que o sistema de gestão precisaria ser internacional, como no caso dos países possuírem rio em limite de fronteira”, acrescentou.

Bastiston apresentou dados da degradação do meio ambiente, dentre eles, da extinção de um quarto da fauna do mundo desde 1970. A previsão é de que até 2050 a metade esteja extinta. “Estamos extinguindo espécies mesmo antes de conhecê-las”, lamenta. Quanto às divergências sobre dimensões das áreas de preservação permanente (APPs), afirma que o Projeto de Lei 154/2009, que tramita na AL-RS, está sendo melhor discutido com a sociedade, ao contrário do que ocorreu em Santa Catarina “Espera-se que com isto a legislação estabeleça o uso racional e sensato dos recursos naturais no Rio Grande do Sul, visando à sustentabilidade”.

Após o debate na Câmara de Vereadores, os participantes do Pré-Fórum seguiram em visita ao Porto do Rio Grande, almoçaram na cidade vizinha, São José do Norte, e encontraram-se novamente à noite em um jantar na Churrascaria Leão.

Manifesto pelo Mercosul

Unidos durante estes dois dias em Rio Grande , os parlamentares dos países do Mercosul que participaram do Pré-Fórum do Corredor Bioceânico se manifestaram em repúdio às afirmações do pré-candidato à Presidência da República, José Serra, sobre o bloco econômico ser “uma farsa”. “Mercosul é uma barreira para o Brasil fazer acordos comerciais. A união aduaneira é uma farsa, exceto quando serve para atrapalhar”, afirmou Serra, esta semana, a empresários em São Paulo.

Reunidos para dialogar sobre a consolidação do corredor que, além de uma via de transporte, pretende ser um marco para a integração socioeconômica e cultural entre os países, os parlamentares manifestaram descontentamento com a declaração de Serra, que contraria frontalmente a ideia de integração. No encerramento do evento, os participantes deram as mãos e se abraçaram, como representação da união entre os países e o fortalecimento dos projetos de desenvolvimento do bloco

Um abraço

Germano S. Leite
Editor Jornal Agora

Nenhum comentário: