terça-feira, 20 de abril de 2010

EUA - Maioria dos americanos desconfia do governo.

Por Redação, com Reuters - de Washington


22% dos norte-americanos confiam no governo
Quase 80% dos norte-americanos dizem desconfiar do governo, maior nível em meio século, segundo uma pesquisa de opinião divulgada no domingo. Apenas 22% dizem confiar no governo "praticamente sempre" ou "na maioria das vezes", segundo o levantamento do Centro de Pesquisas Pew.

A questão da confiança foi perguntada pela primeira vez em 1958, quando 73% dos entrevistados confiavam no governo de Dwight Eisenhower. Desde então, o número vem caindo constantemente.

A incerteza econômica, o ambiente político fortemente partidarizado e o amplo descontentamento com o Congresso e com os políticos em geral contribuem para a atual onda de desconfiança, segundo o relatório da pesquisa, que ouviu cerca de 5.000 pessoas.

O prolongado debate para a aprovação da reforma da saúde, sancionada no mês passado, também piorou a opinião da população em relação ao governo e ao Congresso,
A taxa de opiniões favoráveis ao Congresso é de apenas 25%, menor índice em 25 anos, e apenas 40% qualificam o governo Obama como ótimo ou bom.

O clima é mais de frustração contra o governo (56 por cen%to) do que de raiva (21%). O governo é visto como uma ameaça às liberdades individuais por 43% dos republicanos, 50% dos independentes com tendências republicanas e por 57% de simpatizantes do movimento conservador Tea Party.

Essa opinião é compartilhada por apenas 18% dos democratas, 21% dos independentes com tendências democratas e 9% dos que têm antipatia pelo Tea Party.

Uma primeira pesquisa, com 2.505 adultos, foi feita entre os dias 11 e 21 de março. Três levantamentos complementares, com cerca de mil entrevistas cada, foram realizados nos dias 18-21 de março, 1-5 de abril e 8-11 de abril. A margem de erro é de 4 pontos percentuais.
Fonte: Jornal Correio do Brasil.

Nenhum comentário: