segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

MEIO AMBIENTE -Brasil - País do Carnaval e dos agrotóxicos.




Duro, não? Denunciar é preciso.

Tânia Franco

Acreditem ou não, a Unidos de Vila Isabel aceitou o patrocínio da alemã Basf para o enredo desse ano que homenageia o trabalhador do campo.... É muito cinismo, uma multinacional da agroquímica, que destrói o solo e o meio ambiente, precariza a vida do trabalhador rural, polui a vida de todos com os agrotóxicos, patrocinar uma homenagem ao trabalhador do campo!!!! E a Unidos de Vila Isabel, que papelão!!! Aonde está a consciência política do senhor Martinho da Vila?? João Pedro Stédile enviou hoje uma carta à escola de samba questionando tal postura.


Brasil - País do Carnaval e dos agrotóxicos
 
É lamentável saber o quanto a sociedade brasileira ainda é incapaz de entender e reagir as frequentes manipulações e seduções implantadas pelas grandes empresas multinacionais que não medem esforços para ludibriar e impor sua força maligna em nossas terras.
A passarela do samba“ é mais uma vez palco deste macabro e perverso mundo capitalista.
Para quem ainda desconhecia, no carnaval deste ano de 2013, agremiação carioca Vila Isabel, que já teve belíssimos enredos como “Quizomba”, “Sonho de um sonho” e outros mais, homenageia (?) a Agricultura.
Um lindo tema que inspirou Pierre Belbret, da Academia de Medicina Francesa a declarar:
“Nenhuma atividade humana, nem mesmo a medicina, tem tanta importância para a saúde quanto à agricultura.”
Na prática, nossa agricultura está sendo castigada e explorada de forma impiedosa.
Famílias camponesas adoecem gradativamente em função do excesso de “remedinhos” ou “defensivos agrícolas”, como preferem chamar os venenos utilizados no agronegócio e que contaminam nosso país.
Sabemos que além de sermos o país do carnaval e futebol, temos também o título mundial de maiores consumidores de agrotóxicos desde 2008.
Pesquisas revelam que cada brasileiro consome anualmente 5,7 litros de venenos.
Em 45 países do planeta, venenos como Endosulfan, Cihexatina e Metamidofós são proibidos. Aqui não.
“O veneno desfilará na ”Apoteose” sem a menor interferência, tendo como ”comissão de frente” deste genocídio diário a Empresa Química Alemã BASF, produtora de herbicidas, inseticidas e fungicidas, que investiu alguns milhões para promover o” Brasil – Celeiro do Mundo dos Agrotóxicos”.
Qual a verdadeira intenção deste investimento?
Até quando teremos que ficar na “arquibancada” assistindo nossa população contrair doenças como o Câncer, o Mal de Parkinson, o Mal de Alzheimer e outras doenças degenerativas que já foram relacionadas ao uso de agrotóxicos?
Está na hora de mudarmos o “enredo” desta história para não "sambarmos" e sermos eternos “telespectadores”.

Nenhum comentário: