quinta-feira, 31 de outubro de 2013

ECONOMIA - Banco Central americano prorroga os estímulos monetários.

Nossos economistas neoliberais devem estar enlouquecidos com o FED

A decisão do FED (Federal Reserve) de prorrogar os estímulos monetários de US$ 85 bilhões mensais na economia norte-americana é uma excelente notícia. O anúncio foi feito ontem. O banco central dos EUA justificou a decisão pelo fraco crescimento econômico, afetado também pela disputa fiscal que paralisou o governo por 16 dias.
Vocês se lembram de que, há alguns meses, a aposta e a torcida do mercado e da imprensa era pela retirada dos estímulos. Previam a catástrofe para o Brasil. Nada disso aconteceu.
Nossos economistas neoliberais – aqueles que aconselham a dupla Marina Silva/Eduardo Campos – devem estar enlouquecidos. Afinal, o FED quer mais crescimento e mais empregos, tudo ao contrário do que pregam por aqui, com cortes de gastos, mais juros, restrição ao crédito público etc.
Como vemos, estamos vivendo uma fase kafkiana na qual vale tudo na política monetária, fiscal e cambial dos países desenvolvidos; e nos emergentes temos que produzir recessão, importar cada vez mais manufaturados, desvalorizar nossos salários e valorizar nosso câmbio. Tudo em nome da doutrina e da ortodoxia, que eles, os EUA, jogaram no lixo há muito tempo.
Incertezas
Após a reunião de ontem, o FED também anunciou que manterá os juros referenciais próximos de zero.
Para o banco central dos EUA, faltam dados para avaliar completamente o momento vivido na economia do país.

Nenhum comentário: