quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

CHINA - Arrefecimento da China.


Premiê chinês em Davos: “Arrefecimento da China é parte do ajuste da economia mundial”



Da efe:

O primeiro-ministro da China, Li Keqiang, garantiu nesta quarta-feira em Davos que a China manterá sua estratégia de alcançar um crescimento econômico médio-alto em longo prazo e que o país não sofrerá uma desaceleração abrupta.
ADVERTISEMENT
Li reconheceu a necessidade de a China fazer algumas reformas estruturais durante seu discurso na inauguração oficial do Fórum Econômico Mundial de Davos (Suíça).
O primeiro-ministro chinês considerou que a internacionalização do renminbi – iuane – “é o resultado natural do desenvolvimento dos mercados internacionais e da abertura da China”.
Ele reiterou o compromisso da China de abertura ao mundo exterior não só no setor manufatureiro, mas também no de serviços.
A China cresceu 7,4% em 2014 e criou 13 milhões de novos empregos nas cidades, um número superior ao de 2013. No entanto, “o crescimento da China enfrenta pressões sustentáveis para baixo”.
O primeiro-ministro chinês insistiu que a China não quer concorrer em supremacia com outros países e reiterou seu compromisso com o desenvolvimento pacífico e a estabilidade.
Li acalmou a preocupação externa que existe pela desaceleração da China e o impacto da transformação da economia chinesa, que entrou em uma nova velocidade de crescimento, segundo ele média-alta.
“O arrefecimento da China é parte do ajuste da economia mundial”, segundo Li.
O primeiro-ministro estava satisfeito de poder retornar a Davos após cinco anos, e comentou que tinha passeado pela conhecida montanha da cidade, que Thomas Mann imortalizou no romance “A montanha mágica” (1924).
“A cidade de Davos estava bela, tranquila e pacífica do alto da montanha, mas o mundo fora não é assim”, filosofou o premiê chinês.
“Precisamos de uma nova penicilina para tratar os novos desafios do cenário internacional”, considerou o primeiro-ministro chinês em uma metáfora sobre o argumento do romance, em que Mann relata a vida em um sanatório para doentes de tuberculose, e a importante transformação que a invenção desse antibiótico significou para eles.

Nenhum comentário: