carlosadoria
1) FATOS E NOTÍCIAS RELEVANTES DO DIA, NÃO NECESSARIAMENTE LIGADOS DE FORMA DIRETA AO MERCADO DE PETRÓLEO E COMBUSTÍVEIS.
1.1) Bélgica / Bruxelas / Ministros das Relações Exteriores
Reuniram-se hoje, com o objetivo principal de discutir medidas para combate ao terror. Mas abordaram também Rússia e Ucrânia, e o combate ao EI e à alQaeda.
1.2) Suíça / Davos / Fórum Econômico Internacional 1
Abre oficialmente amanhã, mas esquenta mesmo a partir de quarta-feira, 21/01. Agenda provável: a) Estado da economia mundial; perspectivas; b) Geopolítica; focos de instabilidade; consequências; c) Estado Islâmico e alQaeda; combate; e d) Novidade provável, distribuição de renda —assunto que vem chamando a atenção dos mais diversos segmentos; repetiu-se hoje à exaustão a que, até 2016, 1% dos humanos mais ricos deterão 50% da riqueza mundial, ou que os 80 mais ricos deterão o equivalente ao que possuirão os restantes.
1.3) Suíça / Davos / Fórum Econômico Internacional 2
Começa a se falar em distribuição de renda como um problema de segurança (social, nacional).
A decisão do BC suíço de permitir a livre flutuação do franco já produziu, praticamente da noite para o dia, uma inflação de +20%.
1.5) França / François Hollande
Sua popularidade subiu +20 pontos percentuais, função da avaliação de sua atuação ante o episódio do semanário Charlie Hebdo.
1.6) EUA / Washington / State of the Union
O Presidente Obama pretende apresentar ao Senado e à Câmara, amanhã, seu projeto de taxar os ricos, em mais uma demonstração de que se recusa a colocar a carapuça de pato manco e vai morrer atirando.
1.7) China / Preços de Imóveis
Depreciaram em dezembro e levaram o SSE e o RMB junto.
1.8) Iêmen
—A guerra civil no Iêmen está chegando ao ponto em que a derrubada do governo em Sanaa é uma possibilidade real. O PM, demitido hoje, está preso em casa, cercado por milícias xiitas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário