quinta-feira, 18 de setembro de 2008

CUBA - Cresce repúdio mundial contra bloqueio dos Estados Unidos a Cuba.

Isso não vai sair no JN.

Havana, 18 set (Prensa Latina) O célebre arquiteto brasileiro Oscar Niemeyer e o popular cantor porto-riquenho Andy Montañez somaram-se hoje ao crescente repúdio mundial contra o bloqueio dos Estados Unidos a Cuba.

O apelo dos intelectuais do mundo, denominado Com Cuba hoje, exige o imediato levantamento do bloqueio criminoso do governo do presidente George W. Bush contra este país, afetado recentemente por dois poderosos furacões.

Entre os signatários do documento que circula pela Internet aparecem também o autor colombiano Fernando Rendón, diretor do Festival de Poesia de Medellín, o premiado dramaturgo francês Jean Marie Binoche e o professor universitário e diplomático Víctor Flores Olea.

O texto – que pode ser encontrado na página www.uneac.org.cu - ressalta que Cuba solicitou que, ao menos, possa comprar nos Estados Unidos materiais para o conserto de moradias e afiações elétricas e que as empresas norte-americanas sejam autorizadas a oferecer créditos comerciais a esta ilha para a compra de alimentos.

Como resposta, a administração Bush ofereceu uma ridícula ajuda e ratificou sua política de bloqueio econômico, comercial e financeiro, que nesta conjuntura é ainda mais cruel e imoral.

A passagem dos poderosos furacões Gustav e Ike, num período de apenas oito dias, atingiu a produção de alimentos e ramos essenciais da economia em todo o território nacional, destaca a carta.

Apelamos à sensibilidade de intelectuais e artistas de todas as partes do mundo para que reclamem o imediato levantamento do criminoso bloqueio norte-americano e promovam ações de solidariedade e ajuda para Cuba, conclui o apelo.
Fonte:Prensa Latina.

Nenhum comentário: