sexta-feira, 24 de abril de 2009

SARAMAGO CONVIDA OBAMA A APROVEITAR LIVRO DE GALEANO.

Melhor seria se o Obama tivesse ganho junto com o livro "As Veias abertas da América Latina" aquele escrito por um seu conterrâneo,intitulado "Confissões de um assassino econômico", de John Perkins.
Carlos Dória

por Michelle Amaral da Silva.

Publicado em 1971, o volume do escritor uruguaio faz parte da lista de clássicos da literatura latino-americana e contém uma exaustiva análise do saque a que foi submetida.

Prensa Latina

O Prêmio Nobel português José Saramago expressou hoje(24) sua esperança em que o presidente norte-americano, Barack Obama, aproveite a leitura do livro As veias abertas da América Latina, do uruguaio Eduardo Galeano.

Esse livro foi presenteado ao chefe da Casa Branca pelo presidente venezuelano, Hugo Chávez, durante a chamada Cúpula das Américas celebrada na semana passada em Trinidad e Tobago.

O escritor lusitano assegura em uma nota colocada nesta sexta-feira em seu blog na internet que "quem quiser estar informado sobre o que passou na América, dessa América, desde o século XV, só ganhará lendo o livro de Eduardo Galeano".

Ao mesmo tempo recusa os comentários negativos a respeito do texto aparecidos na imprensa depois que Chávez entregou o exemplar a Obama e considera que essas opiniões foram feitas para tentar desqualificar a obra.

Para Saramago, "a denúncia dos apressados comentaristas, além de mal intencionada, é bastante ridícula" e muitos de seus autores sabem pouco de história.

"Agora só nos falta ver como aproveitará Barack Obama a leitura das veias abertas. Bom aluno parece ser", conclui o Nobel português.

Publicado em 1971, o volume do escritor uruguaio faz parte da lista de clássicos da literatura latino-americana e contém uma exaustiva análise do saque a que foi submetida essa região desde sua colonização até finais do século XX.
Fonte:Site Brasil de Fato.

Nenhum comentário: