sábado, 6 de novembro de 2010

POLÍTICA - As " Dilmas " do Rio.

As Dilmas do Rio

Há uma semana, Dilma Rousseff entrava para a História do Brasil ao se tornar a primeira mulher presidenta.

Nas urnas, ela contou com a ajuda de xarás que moram na Zona Norte do Rio de Janeiro, mais precisamente nos bairros de Ramos, Bonsucesso e Penha, onde conquistou vantagem expressiva sobre o candidato tucano José Serra, com 80,94% da preferência dos eleitores.

As ‘Dilmas do Rio’ apostaram nas propostas apresentadas pela petista na campanha eleitoral. Elas se transformaram em alvo de brincadeiras de parentes e vizinhos, devido ao nome agora famoso.

“Frequento a Paróquia Santa Luzia todo domingo e, por lá, todos estão me chamando de presidenta ou dizendo que votaram em mim, é mole?”, diverte-se Dilma de Ornellas, 52, moradora de Ramos e casada com o aposentado Fernando Macedo, 69. “Estou perdido. Minha vida agora gira em torno das Dilmas. É Dilma em casa, é Dilma na Presidência. Sou refém delas”, brinca.

Outra xará, Dilma de Santana, 55, vive nas proximidades do Complexo do Alemão, uma das regiões mais favorecidas por obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) ao longo do governo Lula, que atingiram cerca de R$ 600 milhões. A ‘Dilma do Alemão’ é costureira aposentada, mas se diverte preparando comidas típicas da Bahia, sua terra natal.

“Faço um acarajé arretado. Aliás, a nossa presidenta está convidada para provar meus pratos aqui em casa. É uma honra para mim ter o mesmo nome da nossa chefe de estado”, afirma.

Dilma Conceição da Fonseca, 57, também ajudou a eleger a petista com 56,05% dos votos. Auxiliar de enfermagem aposentada, ela se dedica a cuidar do neto Diego, 12, o xodó da casa. “Perdi meu primeiro marido e, depois minha filha. Fiquei em depressão, mas dei a volta por cima para cuidar do meu netinho. Sou uma guerreira, assim como a nossa nova presidente”, compara-se.

DILMA DE SANTANA

Baiana e moradora das proximidades do Complexo do Alemão, ela espera que Dilma Rousseff continue investindo em programas sociais para a classe mais pobre. “Ganhamos muito na gestão do presidente Lula. Aqui no Alemão, ele inaugurou casas e investiu em Saúde. Esse crescimento não pode ser interrompido”.

DILMA CONCEIÇÃO

Carioca, espera que o salário mínimo continue crescendo e que o governo abra novos concursos públicos para gerar empregos para o povo. “Não me recordo de qualquer presidente que tenha pensado nos pobres assim”.

DILMA DE ORNELLAS

A dona de casa, que nasceu no Paraná e veio para o Rio de Janeiro aos 3 anos de idade, acredita que a nova presidenta precisa concentrar seus investimentos no estado, principalmente nas áreas da Segurança Pública e Saúde. “Estamos crescendo, mas é preciso vencer muitos desafios”. (De Thiago Feres, do Jornal O Dia)

Fonte: Os Amigos do Presidente Lula.

Nenhum comentário: