quinta-feira, 15 de maio de 2014

POLÍTICA - A oposição tem medo da comparação.

Na disputa eleitoral, quem está com medo e quem entrou em desespero?





Toda a grande imprensa, jornalões, a grande mídia em geral, resolveu cair de pau hoje na propaganda que o PT começou a veicular nesta 3ª feira (ontem) no rádio e na TV em todo país, em pequenos anúncios. Acusam o partido de apelar para o medo, de incutir na população, no eleitor, o risco de “voltar atrás”, porque a publicidade usa essa expressão.
Só um ou outro jornal lembra que os tucanos em campanhas do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso e do também tucano José Serra (presidenciável duas vezes derrotado em disputa pelo Palácio do Planalto, em 2002 e 2010) usaram e abusaram antes dessa linha de campanha. Inclusive numa das campanhas, com a atriz Regina Duarte, que disse na TV ter medo da vitória do presidente Lula na eleição presidencial.
Lembram-se disso? Os jornais, como dissemos, referem-se pouco hoje ao episódio. Aliás, há poucos dias um ator da Rede Globo, desses bem famosos, disse a este blog que Regina usou a expressão numa conversa reservada que depois, muito constrangida, descobriu que estava não só sendo gravada, como foi levada ao ar e convertida numa das principais peças-mote daquela campanha presidencial. Como a atriz é eleitora tucana confessa, preferiu nunca desmentir publicamente o vexame que o PSDB lhe infringiu e a constrangeu.
Regina Duarte não sabia que estava sendo gravada?
Enfim, não temos procuração para defender Regina Duarte nem para esclarecer situações vexatórias em que ela se envolveu… O que queremos, nós do blog do ex-ministro José Dirceu, é deixar a turma da criação da propaganda e da publicidade do PT trabalhar livremente, exercer esse seu direito e esclarecer que não é bem isso que preocupa o adversário – oposição e mídia.
O que os preocupa e leva mesmo a acusar o PT de apelar para o medo, e de disseminar o pânico, é o fato de a propaganda pedir aos brasileiros que se lembrem e reflitam sobre o passado e que não permitam o “voltar atrás”. Ou seja, é uma palavrinha mágica embutida na publicidade: comparação.  Os tucanos e sua fiel aliada a mídia continuam com pavor de que nesta campanha eleitoral o eleitor faça comparações entre os 12 anos de governos do PT, entre as gestões dos presidentes Lula e Dilma Rousseff,  e os oito anos de tucanato de FHC.
Eles não mudaram! Esse terror à comparação entre os dois períodos, nem anos de divã ou terapia – no caso de tucanos, melhor falar de muro, né?, no qual, pela indecisão que os caracteriza, eles se celebrizaram – os mudaria…
Quem está com medo, quem entrou em desespero?
Aliás, nessa questão de disseminação do medo, o candidato tucano, senador Aécio Neves (PSDB-MG) foi dos primeiros agora a acusar o PT de estar propalando o “discurso do medo”. E seu colega de oposição – mas bom amigo por muito e muito tempo – Eduardo Campos, que concorre ao Planalto pelo PSB, acusou o PT de estar “desesperado” e que esta publicidade “tirará Dilma do 2º turno”.
Sonho de uma noite de verão! E em desespero, quem entrou, foram eles que só agora se lembraram que a presidenta Dilma tem vaga garantida no 2º turno (se não ganhar no 1º) e que eles é que precisam disputar entre si a vaga para a ida à segunda etapa da disputa…
Mas, olha aí o senador Aécio pautando a mídia mais uma vez. Como fez semanas atrás quando levantou histórias e factóides sobre a Petrobras e a CPI sobre a estatal, depois sobre os fundos de pensão…até os termos que ele usa são os mesmos empregados pela agenda que passa a ser seguida pela imprensa…

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