A crise e o futuro da indústria automóvel na Europa estarão em debate esta sexta-feira em Palmela. Representantes de sindicatos alemães, franceses e espanhóis juntam-se aos representantes dos trabalhadores de várias fábricas portuguesas. Miguel Portas será o anfitrião desta iniciativa do GUE/NGL.
O encontro é organizado pelo GUE/NGL, a bancada parlamentar europeia a que o Bloco de Esquerda pertence e trará a Portugal sindicalistas como Frank Patta, Presidente da IGMETALL de Wolfsburg e membro Conselho Fiscal da VW e Luis Mencia, sindicalista da Renault em Espanha. Também participa nesta iniciativa o responsável das relações internacionais do IGMETALL, o maior sindicato de metalúrgicos na Europa, Flávio Benites.
Durante a parte da manhã, 60 representantes das organizações de trabalhadores do sector passarão em revista os problemas com que se defrontam as empresas e o mercado automóvel à luz da crise internacional. Do lado português, estão confirmadas as presenças de representantes do Sindicato dos Metalúrgicos (SIMA), do Sindel, do STIMMS e das Indústrias Químicas, Fiquimetal e ainda eleitos das CT’s da Autoeuropa, A-Vision, Wbasto, Continental, Benteler, DSV, Faurecia, Scnehllecker/indústria/logistica e Renault Cacia.
A apresentação do encontro diz quais serão os temas que atravessam o debate sobre a situação difícil que o sector atravessa: "Como evitar as deslocalizações de empresas; que medidas adoptar num contexto de quebra da produção sem recorrer ao lay-off ou abusar dos bancos de horas; como combater os despedimentos e a precariedade do trabalho temporário e dos contratos a prazo, salvaguardando os direitos adquiridos e a negociação colectiva".
Na parte da tarde serão debatidas as perspectivas sobre o futuro da indústria automóvel, tendo em conta "a dependência dos combustíveis fósseis e suas consequências ambientais, bem como os problemas da mobilidade nas grandes cidades que interrogam o futuro do transporte individual e sua relação com os meios de transporte colectivos".
Para intervir sobre esta matéria virá a Palmela o professor Gerardo Marletto, economista, especialista em transportes, com vasta obra publicada sobre a indústria automóvel. O encerramento deste encontro organizado pelo GUE/NGL e promovido pelo Bloco de Esquerda será feito por Miguel Portas.
Fonte:Esquerda.net
Nenhum comentário:
Postar um comentário