quinta-feira, 9 de abril de 2009

PARLAMENTO EUROPEU - A falsificação anticomunista

Nº 1845
09.Abril.2009

Primeira Página
Editorial
Opinião
Em Foco
PCP
Trabalhadores
Ass. da República
Nacional
Europa
Internacional
Temas
Argumentos
Cartoon
Mailinglist
Subscrever

Site do PCP
Site do PCP







Resolução do PE não distingue nazi-fascismo do comunismo.

PE impõe visão histórica

A maioria do Parlamento Europeu aprovou, no dia 2, uma resolução que pretende impor às novas gerações uma visão falsificada do passado com o único objectivo de criminalizar o comunismo e assim branquear o fascismo.

O texto, proposto pelo PPE, Liberais, União pela Europa das Nações e Verdes com o apoio dos socialistas, foi aprovado com 553 votos, 44 contra e 33 abstenções. Concluiu-se assim um processo iniciado em Junho de 2008, durante a conferência em Praga intitulada «Consciência Europeia e Comunismo», da qual saiu uma declaração que foi subscrita por 50 eurodeputados. Seguiu-se um seminário, realizado em Novembro, no qual participaram 18 estados-membros da UE, que definiu um quadro de cooperação internacional para a «elucidação dos crimes dos regimes totalitários» que existiram na Europa.
Mais recentemente, em 18 de Março, organizada pela presidência checa da UE, realizou-se numa audiência designada «A Consciência Europeia e Crimes do Comunismo Totalitário», na qual pontuaram o vice-primeiro ministro checo, Alexandr Vondra, o comissário europeu da Cultura, Jan Figel, eurodeputados e representantes de ONG.
Como resulta claro das próprias designações escolhidas, e embora por vezes pretendam à «imparcialidade» utilizando o termo «totalitarismo», o objectivo dos mentores destas iniciativas não é, claramente, estudar o horror nazi, responsável por uma guerra que matou 60 milhões de pessoas, dos quais 23 milhões de soviéticos, comunistas em primeiro lugar, e que arrasou um país vindo de ser construído, na década de 1930, graças ao esforço heróico dos povos da URSS, sob a direcção do Partido liderado por Stáline.
Não, o objectivo é, pelo contrário, reescrever a história para criminalizar o comunismo e o que designam por «stalinismo», considerando-o igual ao nazismo, mas mais perigoso, porque o sonho de uma sociedade sem explorados nem exploradores – alcançado primeiro com a Revolução de Outubro e depois conquistado, na sequência da derrota do nazi-fascismo, em vários países do Centro e Leste Europeu – continua vivo na consciência dos povos, em particular dos que conheceram essa experiência e que hoje sofrem as agruras do agravamento da crise do capitalismo.

Uma resolução vergonhosa

Sintoma da má-consciência de alguns deputados, a resolução pelo PE, reconhece implicitamente que não existe legitimidade política, nem base científica para criminalizar o comunismo.
Assim, o texto aprovado admite que, «segundo a opinião dos historiadores, não é possível fazer interpretações inteiramente objectivas dos factos históricos e que não existem narrativas históricas objectivas».
A seguir acrescenta que «nenhum órgão ou partido político detém o monopólio da interpretação da História», considerando ainda que «as interpretações políticas oficiais dos factos históricos não devem ser impostas por decisões maioritárias dos parlamentos» e que «os parlamentos não podem legislar sobre o passado».
No entanto, a resolução proposta pelos deputados Tunne Kelam (Estónia), Jana Hybáskova (República Checa) e József Szájer (Hungria) tenta fazer exactamente o que diz não se poder fazer, falsificando a história e pretendendo institucionalizar essa falsificação.
Ou seja, como salientou na sua declaração de voto o deputado do PCP, Pedro Guerreiro, «esta vergonhosa resolução aprovada pelo PE insere-se na operação de distorção da verdade histórica, levada a cabo pelas forças reaccionárias e revanchistas, as derrotadas na Segunda Guerra Mundial – as mesmas que, por exemplo, reabilitam nos seus países os colaboracionistas com a barbárie nazi.»
«O objectivo», sublinhou o deputado «é branquear o nazi-fascismo e condenar o comunismo, isto é, branquear o carrasco e o opressor, condenando as suas vítimas e os seus oprimidos. O seu objectivo é apagar o contributo decisivo dos comunistas e da União Soviética para a derrota do nazi-fascismo, o seu papel nos avanços das condições de vida dos trabalhadores, o seu contributo para a libertação dos povos do jugo colonial, após a Segunda Guerra Mundial. (...) No fundo, o seu intento é a criminalização dos comunistas, da sua acção e dos seus ideais.»

Misturar para confundir

Embora reconhecendo «o carácter único do Holocausto» nazi, a resolução insiste em enfiar tudo no mesmo saco «nazismo, stalinismo e os regimes fascistas e comunistas», considerando, sem mais, que, «do ponto de vista das vítimas, a natureza do regime que as privou de liberdade, torturou ou assassinou, por qualquer que seja o motivo, não é relevante». Assim, hipocritamente, o Parlamento Europeu coloca no mesmo pé tanto os que tentaram escravizar uma parte dos povos europeus e promoveram uma aterradora guerra de extermínio como os que deram generosamente as suas vidas para libertar a humanidade do nazi-fascismo.
Com esta argumentação indigente, o texto rejeita «qualquer tipo de poder totalitário, qualquer que seja o seu enquadramento ideológico» e lança uma ameaça velada a todos os que acreditam e defendem os ideais comunistas, considerando que «é necessário uma vigilância para combater as ideias e tendências antidemocráticas, xenófobas, autoritárias e totalitárias», tudo misturado, como lhes convém.
Mas se dúvidas restassem quanto ao objectivo desta resolução, as medidas que ela propõe esclarece-las-iam: pede ao Conselho e à Comissão que apoiem organizações anticomunistas como a «Memorial» na Federação Russa, a única que é citada no texto, e solicita a criação de uma «Plataforma da Memória e da Consciência Europeias», para coordenar as «investigações» sobre os «regimes totalitários», organismo que o comissário europeu da Cultura já se disponibilizou a financiar, afirmando ao jornal checo Prague Daily Monitor, que «os fundos [para tal projecto] não constituem um problema».
Na mesma linha, a resolução propõe que o dia 23 de Agosto seja declarado «Dia da Memória» das vítimas de todos os regimes autoritários e totalitários, prometendo uma «comemoração com dignidade e imparcialidade».
Por último, estes arautos «imparciais» das liberdades e da dignidade humana, aludindo aos antigos países socialistas da Europa, afirmam que a análise dos «crimes» dos «regimes totalitários comunistas» tem hoje por objectivo «a reconciliação» a qual, afirma-se no texto, «pressupõe o reconhecimento da responsabilidade, o pedido de perdão e o encorajamento à renovação moral». Ou seja, exigem o arrependimento e a humilhação pública de todos os que acreditaram e ainda acreditam nos ideais supremos de uma sociedade sem classes, liberta do jugo do capital.
A Inquisição não fez melhor com Galileu...
Fonte:Avante

Nenhum comentário: