segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

ANOS DE CHUMBO - morte de Jango.

Copiado do blog do Brizola Neto

Maurício Dias: morte de Jango se parece à de Frei

Na coluna Rosa dos Ventos, do jornalista Maurício Dias, da Carta Capital:

jango[1]Em novembro do ano passado, em cerimônia realizada durante a conferência da Ordem dos Advogados do Brasil, em Natal, o governo brasileiro anistiou postumamente o ex-presidente João Goulart, atendendo à ação movida pela ex-primeira-dama Maria Teresa.

Jango, como era conhecido, deposto por um golpe militar em 1964, morreu em 6 de dezembro de 1976, no Uruguai. No atestado de óbito, assinado por um médico uruguaio, a causa da morte foi diagnosticada descuidadamente como enfermedad e, posteriormente, rebatizada de “ataque cardíaco”. Nada mais suspeito para uma morte já cercada de suspeição.

À margem do diagnóstico oficial, consolidou-se a versão de assassinato. Jango constava da lista de crimes perpetrados, pela Operação Condor, contra líderes políticos sul-americanos. Ele teria sido envenenado. Jango foi enterrado sem a autópsia pretendida pela família.

Há poucos dias, o povo chileno foi informado de que um ex-presidente do país, Eduardo Frei, foi assassinado, em 1982, no apogeu da ditadura do general Pinochet. A versão oficial na ocasião: choque séptico motivado por infecção bacteriana. A morte, constatou-se agora, foi provocada criminosamente “pela introdução de substâncias tóxicas” no corpo de Frei. Uma fatal sopa de bactérias.

Essa revelação no Chile fortalece as suspeitas no Brasil. “Estou cada vez mais convencido de que envenenaram meu pai”, reafirma João Vicente Goulart, que há anos disputa uma maratona contra o ceticismo e descaso das autoridades brasileiras.

Às vezes, parece que João Vicente vai perder a corrida. Às vezes, acredita que pode ganhar.

Nos últimos dias, além da reviravolta da morte de Frei, ele recebeu notícias animadoras de uma ação civil que, da Procuradoria-Geral da República, em Brasília, desviou para o Ministério Público do Rio Grande do Sul.

Inicialmente, até mesmo o ministro da Justiça, Tarso Genro, ligou para ele com a impressão de que o MP estava com tendência “a encerrar a ação”. Parecia mesmo. O filho de Goulart recebeu um comunicado “surpreendente” do MP de que faltavam provas e que cabia à família apresentá-las.

Mas há, sim, provas suficientes para sustentar uma exumação. As mais recentes: um ex-agente uruguaio, preso no Brasil, confirmou o crime; CartaCapital publicou documentos do extinto Serviço Nacional de Informações em que aparece um certo “Agente B” infiltrado no círculo de relações do ex-presidente brasileiro.

Mais uma vez, em vez de recuar, o filho do ex-presidente avançou. Dirigiu-se com respeito, mas também com vigor, ao procurador, sugerindo que “em vez de pedir provas à família” ele deveria dirigir-se ao Arquivo Nacional, onde há 600 caixas de documentos ainda não conhecidos. “Lá, certamente, estão mais documentos referentes a Jango de 1973 a 1976”, acredita João Vicente. O procurador seguiu a sugestão.

Não é mais, e somente, a emoção da família do ex-presidente que tem justificadamente a cabeça tomada pelas dúvidas. Há pistas que podem conduzir às provas do assassinato. A exumação é necessária.

Por que, alguém de direito, não se designam um juiz e um procurador, ou mais, se necessário, para cuidarem exclusivamente do caso, como foi feito no Chile? A história envolve um ex-presidente brasileiro. Mesmo que, como se sabe, seja ele um nome maldito para a elite brasileira.

Fonte: blog Tijolaço.

Nenhum comentário: