sábado, 26 de dezembro de 2009

POLÍTICA - Apesar de tudo, os demotucanos continuam no poder.

Copiado do blog "Democracia&Política"

Os bem-amados


"José Roberto Arruda, tucano de outrora e ex-DEM, agora sem partido, é o governador-panetone, mas o troféu Uva Passa ficou com Yeda Crusius, do PSDB do Rio Grande do Sul. Ela conseguiu a proeza de figurar atrás do colega do Distrito Federal, em último lugar no ranking produzido pelo Datafolha a partir da avaliação popular dos governos em dez Estados.

A comparação entre desempenhos administrativos em diferentes Estados pode ter algo de arbitrário, mas saber que a sociedade do Sul é mais organizada ou foi mais à escola do que os candangos do DF não refresca muito a vida de Yeda. O fato é que os gaúchos hoje parecem pôr em dúvida a capacidade da tucana para administrar uma penteadeira.

O caso de Arruda é até mais acintoso. Sua simples presença no ranking já incomoda. É o tipo de participação que "avacalha" qualquer jogo democrático. Às pessoas de boa-fé, soa escandaloso que Arruda ainda esteja no cargo, assinando papéis, dando ordens "administrativas", gerindo o dinheiro público, distribuindo seus "panetones".
Papai Arruda Noel antecipou o pagamento do funcionalismo, liberando cerca de R$ 248 milhões, como forma de obter apoio para se segurar no cargo. E conseguiu protelar para janeiro a análise do seu impeachment na Câmara Legislativa.

Conforme se distancia da política nacional -carta fora do baralho- e se isola, Arruda amplia paradoxalmente a chance de se salvar, ainda que relegado à sarjeta moral.

O Distrito Federal se tornou nas últimas semanas uma espécie de Sucupira pós-moderna, com seus personagens corruptos e seu enredo meio fantástico. É incrível que a capital da República tenha se convertido em pastiche tardio da telenovela que há mais de 30 anos alegorizava a corrupção e a politicalha dos coronéis no interior do país.

E para quem ainda desconfia da atualidade de Odorico Paraguaçu, o Bem-Amado, vem aí Joaquim Roriz, o padrinho de Arruda, favorito nas pesquisas para o DF em 2010."

FONTE: texto de FERNANDO DE BARROS E SILVA publicado hoje (26/12) na Folha de São Paulo [título colocado por este blog].

Nenhum comentário: