terça-feira, 22 de dezembro de 2009

CUBA - Banda americana desafia o bloqueio.

Cultura

Banda norte-americana desafia bloqueio e faz show raro em Cuba

A banda norte-americana de funk Kool & The Gang fez um show ao ar livre neste domingo (20), em Havana, Cuba. Milhares de pessoas assistiram à apresentação, realizada em frente a um prédio do governo americano.

O grupo criado nos anos 70 foi um dos poucos nomes norte-americanos a se apresentar na ilha comunista recentemente. Por conta de seu criminoso bloqueio contra Cuba, o governo dos Estados Unidos restringe as autorizações de viagens ao país.

Robert “Kool” Bell, cantor e baixista da banda, afirmou ao público que não estava em Cuba com político, e sim como artista. “Nosso negócio é a música. Viajamos pelo mundo, e nossa mensagem é amor, compreensão e união”, afirmou.

O Kool & The Gang tem sucessos do funk e disco music, como Celebration e Jungle Boogie. Antes de sua apresentação deste domingo, o show mais recente de um artista norte-americano em Cuba foi do grupo de rock Audioslave, em 2005.

Boas relações com o Brasil

Para ampliar as relações bilaterais entre Cuba e Brasil na área cultural, representantes dos dois países se reuniram na tarde desta segunda-feira (21), em Brasília. O ministro da Cultura, Juca Ferreira, recebeu na capital federal o embaixador de Cuba, Carlos Rafael Zamora Rodríguez.

Juca falou sobre os projetos de cooperação que estão sendo articulados desde sua última visita a Cuba, no mês de setembro. O processo mais adiantado está na área do audiovisual, para a realização de filme curta-metragem de animação com temática infantil, em uma parceira do Instituto Cubano del Arte e Industria Cinematográfica (ICAIC) e da Associação Cidadela Arte Cultura e Cidadania, do Rio de Janeiro, com recursos do Fundo Nacional de Cultura (FNC).

Ainda no audiovisual, os ministérios da Cultura de ambos os países estão preparando duas iniciativas: a Semana do Cinema Brasileiro em Cuba e a Semana do Cinema Cubano no Brasil, a serem realizadas no próximo ano. O ministro Juca Ferreira pediu para agendar uma nova audiência com o embaixador cubano em fevereiro, para detalhar melhor os dois projetos.

Nenhum comentário: