quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

CHILE - Esperança de unidade no Chile.

marco_enriquez_ominamiOs líderes do Partido Radical, José Antonio Gómez, e do Partido pela Democracia, Pepe Auth, renunciaram hoje a seus cargos para atender ao pedido do terceiro colocado na eleição presidencial do Chile, Marco Enríquez-Ominami (foto), que exigira a demissão a fim de apoiar o governista Eduardo Frei no segundo turno do pleito.
Os dois partidos fazem parte da coalizão Concertación, à qual pertencem Frei e a atual mandatária chilena, Michelle Bachelet. Enríquez-Ominami também fazia parte da agremiação, mas saiu para ser candidato independente.
No primeiro turno , realizado em 13 de dezembro, o empresário e candidato da direita Sebastián Piñera alcançou 44% dos votos; Frei obteve 29%; Enríquez-Ominami recebeu 20% dos votos e o comunista Jorge Arrate ficou com 6% das preferências.
Assim que o resultado foi divulgado, Arrate anunciou que apoiaria a Frei no segundo turno. Já o Enriquez-Ominami afirmou que deixaria seus eleitores livres para escolherem. Nos últimos dias, porém, ele vem dizendo que apoiaria Frei se houvesse uma renovação profunda no atual comando da coalizão. A demissão dos líderes dos dois partidos começa a abrir caminho para isso.

Fonte: Blog " Tijolaço ", do Brizola Neto.

Nenhum comentário: