sábado, 19 de dezembro de 2009

DICAS - Como descobrir um leitor anônimo?

Copiado do blog "Bodega Cultural" do Carlinhos Medeiros.


Como descobrir os "anelídeos anonimus" que infestam a blogosfera

Feed
Assine nosso Feed ou receba os artigos por email

O E-mail de um covarde anônimo

Não há nada pior que os anônimos da internet. Uma corja de covardes vagabundos, que se aproveitam do anonimato para atacar as pessoas que discordam de seus pensamentos, com palavras de baixo calão, onde às vezes nem a família é poupada. Sinceramente nunca me servi de tal artifício criminoso para esconder minhas intenções. Mostro minha cara e assino embaixo o que escrevo e o que comento. Daremos a seguir, dicas de como encontrar um "anelídeo anonimus" fuçando em seu blog, sobretudo os que tendo certa similaridade com os "equus asinus" esquecem de apagar seus rastros na Web. [...]


O WP solicita o e-mail do comentarista, que pode ser falso ou não, mas o IP é automaticamente copiado. Se o acesso for de lan house ainda assim é perfeitamente possível rastrear o malfazejo, solicitando judicialmente um relatório de quem esteve usando determinado PC (que tem IP individual), determinada hora do dia tal, etc.

E quem usa a plataforma Blogger tem que sofrer com os anônimos pelo resto da vida? Depende. Se você tiver grana pode usar um bom advogado para exigir da Google a quebra de sigilo do IP do comentarista, como fez Luis Nassif recentemente, mas se você for liso como eu, pode usar o Get Click, que é de graça e monitora como nenhum outro todos os visitantes do site.

Vejam nesta imagem que aparece a hora exata da visita, o número do IP, a ação, quanto tempo ficou no blog/site, além de outros dados bastante relevantes.



O jornalista que me atacou e quer me processar foi extremamente ingênuo, deixou um rastro pra mais de légua, e estou acionando um advogado para provar que foi ele o anônimo que me ofendeu.

Observem na primeira imagem, onde recebo os e-mails do Bodega, que a hora exata do comentário ficou registrado, correto?

No Get Click eu identifico a hora e clico no link, que vai me levar para a página de fora. No caso do jornalista, o link me levou ao Google, onde estava escrito entre aspas o seu nome. O link da postagem que citava seu nome estava lá, bem em cima. Agora eu pergunto aos amigos navegantes, que me respondam rápido antes que tirem meu blog do ar: QUEM mais se interessaria em saber o que a Web diz sobre determinada pessoa senão ela mesma? Quem? Quem? Já sei, Chico Lopreu, um amigo cearense que tem interesses biográficos e fica procurando o nome de pessoas famosas no Google...