sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

POLÍTICA - A popularidade do Serra.

Do BLOG TIJOLAÇO, do Brizola Neto.

55% de popularidade em São Paulo? Onde?

Olhe esta foto aí em cima. Foi publicada pelo Estadão ilustrando uma matéria onde Serra contesta um estudo onde um economista mostra que, em matéria fiscal, sua gestão em São Paulo não nada muito diferente, em termos de contas públicas, do foi o governo Lula está fazendo em nível federal. Não conheço o estudo, não vou comentar a declaração de Serra de que ele é “fajuto”.

O que me chamou a atenção foi que na foto, exceto das duas pessoas em primeiro plano – o senhor de camisa branca e a mulher que tira foto no celular – ninguém sequer está olhando para o governador, mesmo com o imaginável exército de fotógrafos que o devia cercar, naquele momento.

Andei diversas vezes com meu avô em locais públicos, nos seus momentos de melhor e pior popularidade. Nunca vi isso que vejo na foto, esta indiferença quase total. Muito menos ainda quando havia imprensa e se formava a natural confusão.

Talvez a explicação seja de que a foto foi tirada num restaurante popular – aqueles de R$ 1 – no bairro humilde de Vila Brasilândia, zona norte da capital paulista. Nessa foto menor, de O Globo, também só quem está a meio metro de distância olha para ele. Não culpo as pessoas, repare a expressão de “simpatia” no rosto de Serra, com cara de quem está ali “cumprindo tabela”…

Ele elogiou a comida, mas não terminou o prato. Dizendo que não podia almoçar duas vezes, desistiu do prato pela metade.

Estes 55% de apoio a Serra em São Paulo, pelo rosto das pessoas, não estão por ali.

Nenhum comentário: