sábado, 27 de fevereiro de 2010

ECONOMIA - A lógica primária e os imbecis que nos fazem ser.

Do blog TIJOLAÇO, do Brizola Neto.

Ontem, ao reunir-se, em El Salvador, como um grupo de empresários brasileiros e salvadorenhos, o presidente Lula ressaltou o papel dos bancos federais para elevar o volume de crédito no país R$ 380 bilhões, em 2003 , para R$ 1,4 trilhão ao fim de 2009:

- O Brasil era um país capitalista, de economia capitalista, que não tinha nem crédito nem financiamento. Um país governado a vida inteira por capitalistas precisou eleger um metalúrgico que se dizia socialista para compreender que não era possível um país capitalista sem capital. E muito menos um país capitalista sem crédito e sem financiamento. Essa era uma lógica primária que qualquer imbecil deveria saber, mas a verdade é que não era assim.

Infelizmente, em matéria de bancos privados, o Brasil continua sendo assim.

Vejam o gráfico publicado hoje pela Folha de S. Paulo. Mostra a variação dos ativos e do volume da carteira de crédito de grandes bancos privados e a dos bancos públicos. Em cima, em letras vermelhas, coloco o lucro liquido anual de cada uma das instituições, no caso do BB descontado o ganho proveniente da Previ.

É só olhar e ver que o aumento dos lucros dos bancos privados não vem do crescimento dos empréstimos às empresas e à população. É só da especulação financeira.

Na área privada, o setor financeiro brasileiro não financia, ao contrário da “lógica primária que qualquer imbecil poderia saber” .

Se não fossem os bancos públicos, não haveria crédito no Brasil.

Nenhum comentário: