sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

POLÍTICA - A lógica tortuosa do Serra.

Do BLOG DO LUIS NASSIF.

A lógica tortuosa de Serra

Tem alguma coisa de errado com a cabeça do governador José Serra. Sua estratégia de campanha está sendo definida pessoalmente por ele, tenho certeza. Absolva-se, por antecipação, o Luiz Gonzales de todas as maluquices, do episódio do Galo da Madrugada até a entrada no mar. Mas é muito erro seguido.

Ontem, mostrei aqui o artigo do Roberto Macedo, questionando as contas do Alexandre Schwartsman sobre a suposta frouxidão fiscal de São Paulo. Apontei os volteios do Macedo para convencer que o artigo era seu e feito de livre e espontânea vontade. Apostei que o estudo era da Secretaria da Fazenda de São Paulo, os elogios a Serra colocados pelo próprio governador e a copidescagem final pelo Mário Sabino, da Veja. Falta confirmar a terceira hipótese.

O artigo do Schwartsman foi divulgado em um jornal especializado, o Valor. Um artigo técnico da Fazenda, rebatendo os números e publicado no mesmo Valor seria suficiente para derrubar as teses do “professor de Deus”. Em vez da estratégia óbvia, Serra chama seu truculento Secretário de Comunicação – sujeito que criou um mal-estar em todas as redações por suas imposições – e monta esse jogo de cena ridículo com o Roberto Macedo, que acaba desmerecendo os próprios argumentos. Indagado ontem sobre o trabalho do Schwartsman, ficou sem saber se respondia, se mandava o pessoal conversar com o Macedo, em uma indecisão constrangedora.

Hoje o Valor divulga nota da Secretaria da Fazenda de São Paulo rebatendo os dados do Schwartsman e com os mesmos números levantados “espontaneamente” pelo Roberto Macedo. Ou seja, usa o economista e depois o expõe para todos os círculos especializados.

Esse episódio do artigo do Macedo com os autolelogios do Serra – para os especialistas – é idêntico ao da cena do Serra entrando no mar, saindo e perguntando para seus assessores (na frente de todos os jornalistas) se as equipes de TV tinham filmado direitinho.

Nenhum comentário: