domingo, 28 de fevereiro de 2010

ANOS DE CHUMBO - Aeronáutica entrega documentos.

Do blog TIJOLAÇO, do Brizola Neto.

A dura missão da Comissão da Verdade

Stuart Angel Jones, a morte brutal, aos 26 anos e o corpo jogadoao mar, ao largo da Restinga da Marambaia

A matéria publicada hoje pelo Estadão mostra que há muito a ser esclarecido pela Comissão da Verdade montada pelo governo para apurar as circunstâncias das prisões, torturas e assassinatos políticos no Brasil durante a ditadura.

Foram quatro anos de pressão da Casa Civil sobre o Ministério da Defesa e sobre a Aeronática para que surgissem 189 caixas, com cerca de 50 mil documentos acumulados Centro de Segurança e Informação da Aeronáutica (Cisa), de 1964 a 1985.

Um material que a Aeronáutica, como Exército de Marinha, dizia não existir, pois teria sido “destruído”.

Assim mesmo, segundo o jornal, no material que foi finalmente entregue – e que não se pode assegurar que seja todo – há sinais de que determinadas peças tenham sido retiradas.

O Cisa foi o responsável por inúmeros acontecimentos bárbaros, como a morte de Stuart Angel Jones, amarrado com a boca no cano de descarga de um jipe, na Base Aérea do Galeão. A busca pelo esclarecimento da morte do filho levou sua mãe, a estilista Zuzu Angel, também a morte por assassinato.

Tomara que esta entrega de documentos seja o início de um período em que os fantasmas sejam exorcizados e possa, finalmente, haver paz sem mágoas.

Nenhum comentário: